Confronto do Século: ‘Batman vs. Superman’ chega aos cinemas da Paraíba

Filme de Zack Snyder une pela primeira vez nas telonas os dois maiores símbolos da DC Comics.

“Eu quero que você se lembre, Clark (Kent, alter ego do Superman). Em todos esses anos que virão. Nos seus momentos mais íntimos. Eu quero que você lembre do homem que o derrotou”.

O trecho do confronto entre Batman e Superman  no futuro distópico da clássica HQ O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, foi citado pela voz imponente do ator Harry Lennix – que fez o General Swanwick em O Homem de Aço (2013) – na Comic-Con de San Diego (EUA), uma das maiores convenções de cultura pop do mundo.

A citação feita há três anos foi para apresentar o primeiro teaser de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn Of Justice, EUA, 2016), segundo longa-metragem que moderniza e resgata o super-herói vindo do planeta Krypton e que tem pré-estreia nesta quarta-feira nos cinemas da Paraíba.

Após a luta contra o general kriptoniano Zod no primeiro filme, o que arrasou metade de Metropolis, Superman (vivido novamente por Henry Cavill, com mais músculos que antes) se tornou a figura mais controversa do mundo.

Assim como a nova versão controversa do personagem icônico dirigida por Zack Snyder (de Watchmen e 300), ele continua sendo um símbolo de esperança para uns – a ponto de adoração –, como também é visto como uma ameaça para a humanidade para outros.

Entra em cena um certo Homem-Morcego, vigilante de Gotham City (encarado desta vez por Ben Affleck, que já foi o Demolidor da rival Marvel, numa adaptação de 2003).

Sob a identidade secreta do milionário Bruce Wayne, ele estava justamente em Metropolis no dia fatídico da invasão alienígena. Temendo pelo futuro da humanidade com um poder tão grande sem ser governado, Batman, um simples homem com seu próprio senso de justiça, vai corrigir os erros de um ser com os poderes de um Deus.

Além dos dois super-heróis serem antagonistas da mesma moeda, Batman vs. Superman conta com o vilão Lex Luthor (vivido por um cabeludo e afetado Jesse Eisenberg, de A Rede Social) num papel que foram cogitados atores como Bryan Cranston (da série Breaking Bad).

Encarnam novamente os personagens de O Homem de Aço Amy Adams como a repórter Lois Lane, Diane Lane como a mãe adotiva do Superman, Martha Kent, e Laurence Fishburne como o editor do jornal Planeta Diário Perry White. Foi acrescentado as interpretações dos ganhadores do Oscar Jeremy Irons (de O Reverso da Fortuna), como o mordomo Alfred e Holly Hunter (de O Piano), como a Senadora Finch.

Completando o cast, teremos o terceiro elemento da chamada ‘Trindade da DC Comic’: a Mulher-Maravilha (vivida pela israelense Gal Gadot, da franquia Velozes & Furiosos).
Nos 180 minutos de duração, o longa conta com aparições de heróis como Flash (Ezra Miller), Ciborgue (Ray Fisher) e Aquaman (Jason Momoa).

 Nas HQs

O improvável embate entre Superman e Batman aconteceu nos anos 1980 com o lançamento da minissérie ‘O Cavaleiro das Trevas’ (no Brasil, a obra foi lançada em encadernados pela Abril e Panini), de Frank Miller. Na trama futurista, o Homem de Aço é ‘marionete’ do presidente dos EUA e um envelhecido Homem-Morcego é forçado a sair da aposentadoria para estabelecer a ordem. Responsável por revitalizar o gênero junto com ‘Watchmen’, este ano será lançada por aqui a terceira parte da saga.