Cordel do Fogo Encantado lança clipe 360º para ‘Liberdade, A Filha do Vento’

Banda também lançou uma plataforma interativa para editar a faixa.

Foto: Jonas Tucci
Cordel do Fogo Encantado lança clipe 360º para 'Liberdade, A Filha do Vento'
Foto: Jonas Tucci

Nesta sexta-feira (13), a banda Cordel do Fogo Encantado divulgou o vídeo da faixa Liberdade, a Filha do Vento, gravado em 360 graus e dirigido por Marcela Nunes e Felipe Barros. A música faz parte do álbum Viagem ao Coração do Sol, lançado no último dia 6. O clipe traz o grupo em estúdio ao lado de bailarinas, que representam a personagem Filha do Vento, citada na canção. Além do vídeo, a banda lança hoje uma plataforma que permite a edição da faixa.

Segundo o vocalista da banda, Lirinha, lançar o vídeo em 360 graus “se relaciona diretamente com a personagem da canção, com a ideia da música e com o tema liberdade. Usando um óculos 3D, com o celular acoplado, ou apenas pelo celular, podemos escolher para que lado olhar e todos os lugares terão ações diferentes, inclusive no alto, de onde vem as bailarinas que representam a filha do vento”, diz o compositor.

Para a gravação foi construído um cenário em forma de cilindro onde imagens, que farão parte da cenografia dos shows, foram projetadas. Além disso, grandes luminárias foram confeccionadas para o vídeo e também estarão no palco da banda. As bailarinas, Monique Vilela, Júlia Franca e Isabela Loepert, são do grupo de dança recifense do dançarino Dielson Pessoa. “As bailarinas criaram a coreografia que começa no teto, aproveitando esse recurso do 360 graus, e aí elas vêm penduradas em cordas, descem, tocam no chão no meio da canção e dançam, simbolizando a filha do vento”, conta Lirinha.

Além do clipe de Liberdade, A Filha do Vento em 360 graus, a banda lança também uma plataforma que permite ao público editar a faixa do álbum. A ideia da ferramenta é para que o fã possa escutar a música da forma que quiser, é possível mexer nos canais [voz, violão e percussão], baixar e subir o volume. Além disso, ele poderá também subir a sua gravação na ferramenta e retirar um dos canais, por exemplo: tirar a voz de Lirinha e inserir a dele. Ao final, o fa vai poder compartilhar nas redes sociais a versão própria de Liberdade, A Filha do Vento. “Disponibilizamos as faixas de áudio separados para se fazer novas mixagens. Esse clipe com a plataforma traduz o sentimento de liberdade que conduz a nossa canção”, diz Lirinha.

Retorno e agenda de shows

O Cordel do Fogo Encantado retorna com a formação original, que conta Lirinha (voz), Clayton Barros (violão), Rafa Almeida (percussão), Nego Henrique (percussão) e Emerson Calado (percussão ). O grupo tinha parado em 2010, depois que Lirinha anunciou que estava saindo, por motivos pessoais.

Os integrantes da banda tomaram a decisão de se reunir novamente há um ano, mas pensaram nisso em vários momentos no tempo em que ficaram separados. Lirinha lembra que a decisão definitiva foi tomada durante o velório do percussionista Naná Vasconcelos, um dos padrinhos do grupo e responsável pela produção do primeiro disco . “Quando estávamos reunidos no dia em que ele faleceu, comentamos que tinhamos que violtar para cantar para Naná. Queria muito que Naná tivesse visto a volta, então, a morte dele mexeu comigo”, relembra Lirinha.

Antes mesmo do lançamento de ‘Viagem ao Coração do Sol’, o Cordel já tinha fechado algumas datas de shows da turnê, que começa no dia 21 de abril, em Salvador, Bahia. Eles também passam por Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto e Fortaleza. Ainda não tem dada confirmada de apresentação da banda na Paraíba.