Dia da Consciência Negra: veja lista de séries que abordam temas como racismo e negritude

Data faz alusão a morte de Zumbi dos Palmares, que é símbolo da resistência à escravidão no Brasil.

O dia 20 de novembro é lembrado no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Esta data faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, que é símbolo da resistência à escravidão no pais. Esse marco é importante para que toda a sociedade possa refletir sobre as questões de raça e respeito para com o outro, ao mesmo tempo em que pessoas pretas possam se conectar entre si e assim reforçar o poder de suas identidades e representatividades – seja na música, na literatura, ou nos filmes e séries. 

>> Consciência Negra: confira eventos que acontecem em alusão à causa

Como uma forma de refletir sobre o Dia da Consciência negra, o JORNAL DA PARAÍBA preparou uma lista de séries que falam e discutem as questões da negritude, não somente no Brasil, mas também fora dele.

Séries que abordam racismo e negritude:

Anjo Renegado (disponível no Globoplay)

Mikhael era um sargento exemplar e comandante do BOPE do Rio de Janeiro. No entanto, tudo muda quando ele e sua equipe se envolvem em uma chacina. Agora Mikhael será enviado para trabalhar em uma cidade do interior.

Cidade dos Homens (disponível no Globoplay)

Amigos de infância, Acerola e Laranjinha estão se aproximando dos 18 anos. Acerola cria seu filho sozinho, já que a mãe vai trabalhar em São Paulo. Laranjinha tenta encontrar seu pai, sumido há muito tempo. Eventualmente, Laranjinha o encontra e fica sabendo que ele acabou de cumprir uma pena de 15 anos na cadeia. À medida que verdades do passado surgem, os dois amigos têm sua amizade testada.

Irmandade (disponível na Netflix)

Uma advogada honesta enfrenta um dilema moral depois que policiais a forçam a delatar seu irmão, que está preso e lidera uma facção criminosa em ascensão.

Atlanta (disponível no Star+ e na Netflix)

A série apresenta a história de dois primos que sonham em se destacar no cenário rap de Atlanta em um esforço para melhorar suas vidas e as vidas de suas famílias.

Todo Mundo Odeia o Chris (disponível no Prime Video)

Em 1982, Chris completa 13 anos e se muda com a sua família para Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn. Lá, Chris vive situações corriqueiras da vida de um adolescente, tanto nas histórias que realmente acontecem quanto nos pensamentos que são expostos de uma forma humorística.

Brooklyn 99 (disponível na Netflix)

Jake Peralta é o talentoso e despreocupado detetive do 99º distrito do Brooklyn que, junto ao seu grupo de colegas, lida com um capitão relaxado no escritório. Quando o capitão Ray Holt chega à delegacia está disposto a fazer com que esse grupo disfuncional de detetives se torne o que há de melhor no Brooklyn.

This is us (disponível na Netflix) 

A série acompanha o cotidiano da família Pearson durante várias linhas do tempo diferentes. Depois da morte de um dos seus trigêmeos durante o parto, o casal Rebecca e Jack decidem adotar um recém nascido que acabara de ser resgatado pelos bombeiros. Durante os episódios, a série apresenta os problemas e dilemas dos Pearsons enquanto uma família e também a vida particular de seus filhos depois de adultos: Randall, um advogado, lidando com a volta de seu pai biológico, Kevin, um belo ator de televisão buscando novas oportunidades no teatro e Kate, uma mulher tentando lidar com seu peso e superar traumas da infância.

The bold type (disponível na Netflix)

A série fala a vida de três mulheres que trabalham em uma revista de Nova York. Essas três mulheres precisam descobrir como equilibrar carreira, romance, amizade, a vida na cidade grande, além de lidar com suas questões pessoas.

Um Maluco no Pedaço (disponível no Globoplay e no HBO Max)

O jovem e descolado Will Smith se muda da Filadélfia para morar com seus tios e primos na mansão deles em Bel-Air e tenta se adaptar, sem sucesso, à realidade da elite do local.