Dia do Forró: paraibano Zé do Norte fez ‘Mulher Rendeira’ ganhar versão no Peru

Produtor musical peruano ouviu música na Rádio Tupi e pediu autorização a paraibano para regravar. Grupo peruano de cúmbia Juaneco y Su Combo criou versão em espanhol.

Foto: Reprodução

O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta terça-feira (13). Um dos grandes sucessos do gênero, ‘Mulher Rendeira’, ficou conhecido na voz do paraibano Zé do Norte. A música atravessou a fronteira e conquistou um grupo peruano, Juaneco y Su Combo, que fez uma versão em espanhol e em ritmo de cúmbia.

A canção foi trilha sonora do filme ‘O Cangaço’, de Lima Barreto, em 1953. Logo tomou grandes proporções e foi regravada por vários artistas, inclusive pelo ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga, cuja data de nascimento, 13 de dezembro, foi escolhida como Dia Nacional do Forró.

Além dos brasileiros, ‘Mulher Rendeira’ conquistou o produtor peruano Alberto Maraví, na Rádio Tupi, em São Paulo. Segundo o jornalista Czar Gutiérrez, Maraví, que era produtor musical, ficou encantado com a música e pediu permissão ao próprio Zé do Norte para regravar.

Com a autorização do músico, o produtor levou a música ao Peru, e o grupo Juaneco y Su Combo fez a versão ‘Mujer Hilandera’. ‘Mujer Hilandera’ é uma das faixas do disco ‘El Gran Cacique’, de 1972, e um dos principais sucessos do grupo de cúmbia peruano.

Composição de Mulher Rendeira

Por vezes, a origem de ‘Mulher Rendeira’ é associada ao próprio Lampião. Segundo Wescley Rodrigues Dutra, doutor em letras com foco no cangaço, não há nenhuma comprovação concreta para esta afirmação.

O pesquisador diz que a associação começou a ser feita após um dos cangaceiros de Lampião, Volta Seca, ter gravado um disco na década de 1960, após o filme de Lima Barreto, e dito na gravação que o ‘Rei do Cangaço’ costumava cantar a música.

“O Volta Seca gravou um disco na década de 1960, onde ele diz que aquela era uma música que Lampião cantava e isso ficou sendo reproduzido. Não há nenhuma documentação concreta que comprove que essa letra teria sido elaborada por lampião. Apesar de que ele era um poeta, fazia alguns versos, mas uma comprovação mesmo é um pouco difícil”, disse Wescley.

Sobre Zé do Norte

Alfredo Ricardo, o Zé do Norte, nasceu em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, em 1908. Filho de pais pobres, aprender a ler e ter uma vida melhor foi o seu sonho. Assim, em 1925, segundo conta em seu livro de memórias, saiu da sua terra natal e foi para Fortaleza, capital do Ceará, em busca de emprego.

Na capital cearense, enquanto trabalhava em restaurantes, conheceu um sargento e manifestou o desejo de servir ao exército no Rio de Janeiro. Ele se alistou e em terras cariocas começou a participar de programas de rádio com o seu hobby, cantar, até que ganhou programas próprios.

A música ‘Mulher Rendeira’ como é conhecida atualmente foi organizada e gravada pelo paraibano para o filme ‘O Cangaço’, de 1953, como afirma o pesquisador Wescley Dutra.

“Alguns afirmam que essa música faz parte da tradição sertaneja anterior ao cangaço. Sintetizando, a música foi organizada da forma que nós conhecemos pelo Zé do Norte”.