Do ateliê às ruas de SoHo

Artista plástica capixaba, radicada na Paraíba há mais 20 anos, exibe seu trabalho em mostra internacional.

A artista plástica Ana Garcia trata cada uma de suas telas como um filho que, depois de criado, não lhe pertence mais.

“É uma coisa tremenda: dói quando eles vão embora, mas tento ficar feliz por alguém ter gostado deles e levado para o mundo”, conta a capixaba, radicada na Paraíba há mais de 20 anos.

Além de pintora, Ana é advogada, teóloga e, naturalmente, mãe.

Seus dois filhos residem em João Pessoa e já lhe deram até netos. Os outros, ela mantém bem ao alcance de seus cuidados em um ateliê na avenida Bananeiras, em Manaíra.

Um destes acaba de fugir para bem longe. Foi parar em SoHo, bairro de Nova York, famoso por suas ruas cheias de galerias.

“Recebi um convite da Ward-Nasse Art Gallery depois que uma funcionária brasileira viu meu trabalho em minha página pessoal”, conta Garcia, que expõe seus quadros no site www.anagarcia.com.br.

“Trocamos e-mails e me puseram a par da natureza do projeto.

Enviaram as medidas da tela e, das cinco que pintei, escolheram uma”, informou a artista.

A obra, ‘Africanas na labuta’ (óleo sobre tela), integrará o programa da mostra ‘Women in Art 2012’, realizada em março, no ‘mês da mulher’.

OLHAR TURÍSTICO
O tema destoa um pouco da estética de Garcia, que se diz mais à vontade pintando pontos turísticos da cidade de João Pessoa.

Foi este o mote que suscitou a última exposição coletiva de que participou, realizada na Estação Cabo Branco no Festival de Turismo da Paraíba, em setembro de 2011.

"Gosto de ir a lugares como o Hotel Globo, Praça Antenor Navarro, fotografar os casarões históricos e pintá-los em meu ateliê".

A artista plástica está preparando uma série de 15 paisagens que vão compor sua segunda individual, que poderá ser promovida ainda este ano no Palácio da Redenção.

"Já tenho nove das 15 obras prontas. Estou negociando também a possibilidade de algumas das obras integrarem uma coletiva que vai abrir um espaço de artes no Mag Shopping", antecipa Garcia.

O espaço permanente ocuparia, segundo a artista, o hall que abrigou, no início do ano, a exposição itinerante Sci-Fi Exhibition.

De acordo com o site do Mag Shopping, o ‘Espaço Mag Artes’ terá o objetivo de expor "desde obras de artes plásticas, visuais e decorativas – a exemplo de fotografias, desenhos, telas e esculturas, à literatura".

A primeira individual da artista foi no Hotel Tambaú. Na ocasião, ela foi desafiada pelo gerente do empreendimento a pintar o Hotel Globo, imagem que hoje ele ostenta em uma moldura no interior de sua sala.

Natural de Cachoeira de Itapemerim (ES), Ana Garcia estreia nas galerias internacionais com ‘Africanas na Labuta’. "A pintura sempre foi um sonho não realizado", lembra a profissional, que teve que se dedicar ao Direito e à Teologia para manter sua família.

"Depois de advogar, me dedicar a um mestrado de três anos, criar os filhos e ver os netos crescerem, chegou a hora de cuidar de meu ateliê e desenvolver esta faceta artística que tenho desde criança".