Documentário traz Bethânia em seu primeiro show no RJ

Documentário é também uma das primeiras incursões cinematográficas de Bressane e Escorel

A voz de Maria Bethânia é um canto de sereia para os documentaristas brasileiros. Uma de suas primeiras aparições na filmografia do gênero, Bethânia de Perto: A Propósito de um Show (Brasil, 1966), está em cartaz na programação nacional do Canal Curta!. O média-metragem dirigido por Júlio Bressane e Eduardo Escorel será exibido hoje, às 20h.

O documentário é também uma das primeiras incursões cinematográficas de Bressane e Escorel, e mira os bastidores da vida de Bethânia, que se encontra na tela com o irmão Caetano Veloso e nomes como Jards Macalé e Wanda Sá.

"Ele documenta o primeiro show em boate de Maria Bethânia no Rio depois que ela tinha feito o show Opinião", explica Escorel no extra exibido pelo Canal Curta! "Além do show onde ela canta alguns dos grandes sucessos dela naquele momento, nós a filmamos no apartamento onde ela morava nessa ocasião."

No apartamento (que era na verdade de Jards Macalé) ocorreu grande parte da gravação, que não tem narrador e segue os preceitos de linguagem do Cinema Direto. Na única entrevista, feita por Bressane, Maria Bethânia fala sobre a sua relação com Roberto Carlos, quando à época ainda não o conhecia pessoalmente.