Dowling participa de mesa em Pernambuco

Diretor, produtor e roteirista Carlos Dowling participa do 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual da Mata Norte.

O diretor, produtor e roteirista Carlos Dowling participa neste sábado de uma mesa do 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual da Mata Norte. O seminário faz parte da segunda edição da Mostra Canavial de Cinema, evento itinerante que percorreu o interior de Pernambuco desde o dia 15 de novembro e se encerra hoje e amanhã em Nazaré da Mata (65 quilômetros do Recife).

Dowling debate hoje, às 10h, em uma mesa sobre modelos de organização com o produtor audiovisual Marcus Mota (criador do Coletivo Azedume, de Sergipe) e com o documentarista e fotógrafo Felipe Peres Calheiros (do Coletivo Asterisco, de Pernambuco). Mediada pelo cineasta brasiliense Marcelo Bordello, a mesa discute a formação de coletivos de produção de cinema nordestino contemporâneo.

Segundo Caio Dornellas, coordenador geral da 2ª Mostra Canavial de Cinema, a proposta do evento é discutir a realidade local da Mata Norte pernambucana e o desenvolvimento urbano da região pela matiz do cinema: "Estamos tentando consolidar uma produtividade de audiovisual que ofereça uma alternativa à quem não quer trabalhar na economia industrial", diz ele.

Dowling levará a Nazaré da Mata sua experiência na Associação Brasileira de Documentaristas, secção Paraíba (ABD-PB), e como realizador de vídeos, como o longa de ficção Baptista Virou Máquina (Brasil, 2011) e a premiada animação Lelê (Brasil, 2008).

Além do seminário e das sessões de cinema realizadas gratuitamente, a céu aberto, a Mostra Canavial de Cinema abriu inscrições para um curso de 170 horas/aula com laboratório de roteiro e produção de imagem, que está previsto para começar em fevereiro.