Em último disco com Clã Brasil, Lucy Alves lança canções inéditas de Rosil

Álbum foi gravado em 2012 e ficou guardado até o ano do centenário do compositor que foi parceiro de Jackson do Pandeiro e Gonzagão.

No dia 20 deste mês é celebrado o centenário de Rosil Cavalcanti, compositor pernambucano radicado em Campina Grande por trás de grandes sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Justamente 2 dias antes, a paraibana Lucy Alves e o Clã Brasil vão lançar digitalmente No Forró do Seu Rosil (Biscoito Fino, R$ 24,90), disco com composições inéditas do artista.

Na verdade, o álbum foi o último gravado pelo grupo, ainda em 2012. “Quando este trabalho ficou pronto, nós (do Clã Brasil) esperávamos uma oportunidade para lançar, mas a agenda começou a ficar cheia”, comentou Lucy Alves ao JORNAL DA PARAÍBA. “Ele ficou guardado até que neste ano nos demos conta que Rosil faria 100 anos. Foi a ocasião perfeita”.

A influência do compositor já acompanhava o grupo desde a sua formação, em 2001. “Todo mundo que canta forró, canta Rosil. Durante a pesquisa para prestar esta homenagem, entramos em contato com a família dele e conseguimos composições nunca antes gravadas”, contou Lucy, citando ‘Tambaú’ e ‘Coco x baião’. Estas letras foram musicadas pelo Clã Brasil e o álbum foi montado com cinco inéditas e cinco regravações, dentre elas as clássicas ‘Sebastiana’ e ‘Forró na gafieira’.

Músicas como o ‘hino’ da Campina Grande, ‘Tropeiros da Borborema’, passaram por uma roupagem nova, com direito a uma versão com instrumentos de cordas. “Nosso trabalho sempre foi pautado na conversa musical nos diversos instrumentos. Conseguimos trazer de forma compacta e bonita uma homenagem merecida a um dos grandes compositores do Brasil”.

O lançamento do disco acontece enquanto o primeiro DVD da carreira solo de Lucy, ‘Estilhaços’, não chega nas lojas. A movimentada vida da cantora continua nos palcos, mas não do tipo que está acostumada: em São Paulo, ela protagoniza duas vezes na semana o musical Nuvem de Lágrimas, inspirado na obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, repaginada com músicas de Chitãozinho e Xororó.

Sem tempo para retomar o fôlego, a artista já se prepara para estrear nas telinhas. “Fui convidada para fazer parte da próxima novela das 21h na Rede Globo, Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa. Estou pulando de alegria. 2016 será um ano feliz na minha vida”.