Estatuto limita ‘meia’ a 40%

Sancionado na última segunda-feira (5), Estatuto limita a 40% o número de entradas com desconto em eventos culturais e esportivos.

"É melhor 40% de alguma coisa do que 100% de coisa nenhuma". Foi com esta frase que Alexandre Sousa, representante da União Estadual dos Estudantes da Paraíba, recebeu a notícia de que o Estatuto Nacional da Juventude foi sancionado na segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff.

O estatuto, cujo texto levou 10 anos para ser aprovado pelo Congresso, concede meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes de 15 a 29 anos, limitando o número de ingressos a 40% do total de bilhetes.

"Na prática, sabíamos que nenhuma empresa vendia o total de ingressos a preço de meia. O que acontecia era que as casas dobravam o preço da meia para não sofrer prejuízos", acusa Alexandre Sousa.

A reportagem procurou uma rede de cinemas e uma casa de shows em atividade na capital, mas nenhuma delas se pronunciou oficialmente a respeito do assunto até o fechamento desta edição.

Para o produtor cultural Antônio Alcântara, a medida foi positiva, já que a falta de uma cota para os bilhetes de meia-entrada atuava, segundo ele, no aumento dos valores cobrados até a quem não possuía o benefício.

"Eu acho (o texto do estatuto) fantástico. Não só eu, mas vários produtores com quem tenho conversado", garante Antônio Alcântara, que espera uma queda nos preços dos ingresso.

"Antes, a alta procura pela meia-entrada elevava o preço do ingresso; agora, os produtores, tendo a noção do percentual, poderão baratear os preços".