Estilista Ronaldo Fraga lança livro em João Pessoa

Estilista reúne em livro segredos de seu processo de criação; obra será lançada em João Pessoa nesta quarta-feira.

Os traços e as ideias de Ronaldo Fraga vão parar nas páginas de um livro. Na carência de cadernos criativos dentro do universo acadêmico da moda, o estilista revela os segredos de seu processo de criação na segunda edição, revista e atualizada, de Cadernos de Roupas – Memórias e Croquis (Cobogó, 316 páginas, R$ 120,00).

A obra terá lançamento nacional em João Pessoa, hoje, em evento fechado para convidados na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte (Altiplano), às 19h, acompanhado de um bate-papo com o estilista. Amanhã, haverá a apresentação para o público em geral, com sessão de autógrafos, às 18h, na Livraria Leitura (Manaíra Shopping).

“No livro eu mostro a importância do desenho no meu processo de criação”, explica Ronaldo Fraga, em conversa com o JORNAL DA PARAÍBA. A nova edição da obra traz cinco novas coleções do estilista.
Assim como um diário, o caderno de desenhos de Fraga é o seu ponto inicial para o seu momento criativo. Dele, surgem novas peças que serão transformadas em coleções para serem apresentadas nas passarelas do mundo.

Em Cadernos de Roupas, o estilista reúne esses registros que vão do tema ao tecido, da cartela de cores às estampas. “O livro traz a minha escrita, que é o desenho. Quando você sabe desenhar, você tem como imprimir identidade àquilo que você deseja, como forma e cor”.

Endereçado não só para o público que trabalha com moda, o estilista afirma que o seu intuito também é despertar a atenção do profissional das artes visuais.Além dos croquis, o livro conta com textos sobre Ronaldo Fraga e sua obra, escritos por Costanza Pascolato, Regina Guerreiro e Cristiane Mesquita.

A ideia de fazer o lançamento nacional em João Pessoa foi pela passagem do estilista à capital. Ele vem ministrar uma oficina de capacitação de artesãs para produção de artigos voltados para casa e decoração.
Esse trabalho faz parte do projeto Sereias da Penha, com o qual o estilista desenvolveu a coleção Fúria das Sereias, apresentada em desfile da São Paulo Fashion Week.