Exposição de obras com temas bíblicos começa no Parque do Povo

‘Pinacoteca sacra’, de Joab Rocha, será inaugurada no domingo (21).

Exposição de obras com temas bíblicos começa no Parque do PovoPintura, arte sacra e trechos bíblicos fazem parte da exposição ‘Pinacoteca sacra: imagens bíblicas’, que será inaugurada no domingo (21), dentro da réplica da Catedral, instalada no Parque do Povo, no Maior São João do Mundo. A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista Joab Rocha sobre a intervenção divina na humanidade.

O artista plástico Joab Rocha faz uma leitura de trechos da Bíblica Cristã, através da técnica da pintura a óleo sobre tela, uma herança advinda desde o período renascentista, a exemplo dos artistas Leonardo Da Vinci, Rafael Sanzio e outros, que criaram obras referenciadas nas cenas bíblicas.

A exposição apresenta telas que abordam cenas do Antigo Testamento como o “Sacríficio de Isaac”, e do Novo Testamento, a exemplo da obra “A ceia da despedida”. O projeto expográfico e a curadoria são assinados por André Oliveira, que há três anos vem desenvolvendo o Projeto Fé e Cultura, da Diocese em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande.

As obras em exposição transmitem a união que o artista buscou expressam através de sua pesquisa e das emoções que tenta traduzir na concepção das imagens sacras.

De acordo com o curador André Oliveira, “obras são enriquecidas pelo traço autoral do artista que reúne diversos elementos da pintura para expressar seu olhar acerca das cenas bíblicas marcantes do Antigo e Novo Testamento, manifestando o seu sentimento religioso e lançando um olhar estético sobre a seleção dos trechos bíblicos que inspiram a sua produção sacra”.

“As pinturas em óleo sobre tela, os trechos bíblicos que inspiram a criação pictórica e a instalação das obras possibilitam aos visitantes uma transposição para o mundo bíblico antes e depois da vinda de Cristo. A concepção imagética está nas cores, nas formas e na temática abordada, pois demonstra a intervenção de Deus através de seus mensageiros – incluso seu próprio Filho –, com tarefas distintas realizadas ao longo dos anos, que enfocam a fé, a entrega, a fidelidade, o perdão e a obediência”, diz o curador.