Fenart será realizado em maio

Discussões sobre o festival têm acontecido durante esta semana e envolvem a Secretaria de Cultura do Estado e a Fundação Espaço Cultural (Funesc).

A realização da 14ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenart) já é decisão tomada. O evento vai acontecer durante todo o mês de maio e será interiorizado e descentralizado da capital. As discussões sobre o festival têm acontecido durante esta semana e envolvem a Secretaria de Cultura do Estado e a Fundação Espaço Cultural (Funesc).

Pelo Twitter, a Secult divulgou que estão sendo discutidas questões sobre a curadoria e lançamento de editais para o evento, além da formatação do Fenart 2012. As certezas ainda são poucas, mas entre elas está a realização do festival em todo o Estado.
,
Durante o mês, três cidades receberão as atividades artísticas e culturais. Os municípios ainda não foram definidos, mas sabe-se que a caravana vai terminar em João Pessoa.

O Espaço Cultural continuará funcionando como polo central das ações, mas na capital, outras ações devem ser desenvolvidas em bairros e praças. A escolha do mês de maio para a organização do Fenart tem a ver com a comemoração dos 30 anos do Espaço, que foi inaugurado em 1982.

Segundo o diretor de desenvolvimento artístico-cultural da Funesc, Tarcísio Pereira, outra novidade da edição 2012 é o lançamento de editais públicos para contratação de artistas.

“O evento não vai ser mais meramente de curadoria. Vamos ter um percentual de edital para inscrição de artistas e outro percentual para convidados. Cada área (cinema, teatro, música, artes plásticas) está discutindo essa proporção”, disse.

Ainda segundo Tarcísio, a preocupação, por enquanto, é com o formato do evento e que itens como programação, por exemplo, só devem ser divulgados e definidos no ano que vem. O último Fenart foi realizado em maio de 2010.