Festival de Música traz músicos do Brasil, Israel, Holanda e Ucrânia

Concertos começam às 14h30, no Mosteiro de São Bento.

Foto: Gilberto Firmino

O 5º Festival de Música Clássica teve sua abertura nesse domingo (26) e a programação se estende a semana inteira. Nesta segunda-feira (27), a programação conta com artistas brasileiros, israelenses, holandeses, e ucranianos. Serão quatro concertos em locais diferentes do Centro da Capital – Mosteiro de são Bento, Primeira Igreja Batista, Igreja do Carmo e Igreja de São Francisco. A programação completa voce encontra no site do Festival.

Concertos

O primeiro concerto desta segunda-feira será de responsabilidade da Orquestra da Ação Social pela Música – Núcleo João Pessoa (ASMJP) com regência de Samuel Espinoza (Chile/Brasil). A apresentação acontece às 14h30, no Mosteiro de São Bento. A Orquestra é formada por estudantes de 6 a 16 anos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), Núcleo João Pessoa, que atende atualmente 140 crianças na capital paraibana. Em João Pessoa, a iniciativa começou no Alto do Mateus, ensinando cerca de 70 crianças e adolescentes a partir de julho de 2015.

Os alunos, de 6 a 16 anos, primeiro aprendem a tocar instrumentos de corda, que são viola, violino, violoncelo e contrabaixo. Depois aprendem a atuar como orquestra. Além do Alto do Mateus, o Ação Social Pela Música do Brasil passou a atuar também no bairro de Mangabeira, no Centro Cultural Tenente Lucena, na Casa da Pólvora e no Gervásio Maia (Centro Cultural Gervásio Maia). Estão à frente do projeto em João Pessoa os professores Hector Rossi e Samuel Espinoza.

Às 16h, na Primeira Igreja Batista, no Centro, o grupo Top Five, do Brasil, realiza um concerto. O grupo é formado por alunos do Projeto Ação Social Pela Música do Brasil junto com Thais Ferreira, professora de violoncelo do projeto, formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O quinteto foi formado com o objetivo de fazer um repertório diversificado. Nos violoncelos, Thais Ferreira, Jonas Bispo, Jean Barreto e Rogério Ribeiro, no contrabaixo David Nascimento. O Quinteto tem se apresentado em diversos espaços como faculdades de música, igrejas, e dentro do circuito tradicional de Música nos Museus.

O terceiro concerto do primeiro dia acontece às 18h na Igreja do Carmo com três artistas brasileiros: Ana de Oliveira (Violino) Dhian Toffolo (Viola) e Marcus Ribeiro (Violoncelo). Ana de Oliveira é uma violinista brasileira, que se graduou na classe de Rainer Kussmaul na Escola Superior de Música em Freiburg (Alemanha), onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha.

Apresentação internacional

Para encerrar o primeiro dia do Festival de Música Clássica haverá apresentações de uma trinca de artistas internacionais: Asi Matathias (Violino – Israel), Tosca Opdam (Violino – Holanda) e Victor Stanislavsky (Piano – Ucrânia). O violinista Asi Matathias é reconhecido como um dos talentos mais célebres de sua geração. Ele começou a tocar violino aos seis anos de idade.