Filme ‘Divinas Divas’ é exibido gratuitamente nesta quinta na UFPB

Exibição do documentário dirigido por Leandra Leal acontece no prédio do CCTA.

O documentário ‘Divinas Divas’, da atriz e diretora, Leandra Leal, será exibido nesta quinta-feira (26), a partir das 18h30 no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A entrada é franca.

O filme conta a trajetória de oito representantes da primeira geração de artistas travestis do Brasil, que ganharam destaque ao passar pelo Teatro Rival, onde Leandra Leal cresceu — sua mãe é atriz —, e adquiriu afeto e dedicação à arte, segundo ela própria já reconheceu.

O lançamento comercial ocorreu em junho de 2016 em diversas capitais, mas o longa-metragem foi premiado no 11º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, ano passado. O documentário foi eleito o Melhor Filme pelo Júri Popular do evento paraibano, seguido do Fest Rio (Melhor Documentário, pelo Júri oficial e pelo Voto Popular), assim como pelo público do SXSW Film Festival no estado do Texas, nos Estados Unidos.

De um ponto de vista muito pessoal, a diretora faz um recorte sobre uma época marcada pela forte repressão da ditadura militar, em que as “divas” enfrentaram todo o preconceito exercido pela sociedade daquela época, mas que não atingiu a motivação dessas artistas travestis, pioneiras no Brasil. Seu olhar expressa intimidade junto às suas personagens que se tornaram uma espécie de extensão de sua própria família.

A exibição faz parte da série de exibições promovidas pelo projeto de extensão ‘Aruandando no Campus’, em execução pela segunda vez este ano.

Confira o trailer: