Forró na terra de Sivuca

Última eliminatória do Forró Fest, em Itabaiana, seleciona mais três composições para disputar a grande final em Campina Grande

O som de ‘Feira de Mangaio’, vindo do largo da igreja de Nossa Senhora da Conceição, Centro de Itabaiana, no Agreste do Estado, foi o anfitrião da última eliminatória do 26° Forró Fest, festival de música regional realizado pela Rede Paraíba de Comunicação. Na terra do músico Sivuca (1930-2006), as 12 composições apresentadas cantaram o Nordeste que tem São João, Luiz Gonzaga e a esperança dos sertanejos, na noite do último sábado.

Enquanto os intérpretes preparavam-se para subir ao palco, uma multidão dançava ao som de Lucy Alves. Uma das revelações da última edição do The Voice Brasil, a cantora paraibana participou pela primeira vez do festival e além das músicas de Sivuca, Lucy animou o público com canções famosas nas vozes de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho.

Por volta das 23h, os compositores e intérpretes começaram as apresentações das 12 músicas selecionadas. Destas, três foram escolhidas pelos jurados para disputar a grande final do evento, programada para acontecer no próximo dia 7 de junho, durante o ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande.

E a festa mais tradicional do Nordeste foi o tema de duas das concorrentes, uma delas classificada para a final, ‘O maior São João’, de autoria do músico Fredi Guimarães. O cantor, que participa pela segunda vez do Forró Fest, lembrou que a música é uma homenagem aos festejos juninos e o evento é uma oportunidade de consolidar a carreira.

“A intenção foi fazer uma música que falasse sobre o São João. Nela também falo que temos um grande festival, que é o Forró Fest. Então, eu consegui reunir dentro de uma música vários momentos que acontecem na grande festa junina que nós temos aqui, que é o maior São João do mundo”, frisou.

Igualmente orgulhoso em ter a música selecionada para a apresentação na Rainha da Borborema, Edno Paulino de Luna, que cantou os sonhos dos migrantes do Nordeste em ‘Utopia nordestina’, disse que a composição nasceu em forma de poesia, narrando a trajetória das pessoas que partem da região para o Sudeste e depois retornam à terra de origem.

“É privilégio pisar nesse palco pela primeira vez, no maior festival de música do Nordeste, e ter minha música selecionada.

A emoção é muito grande, porque na nossa região temos grandes compositores e poetas”, destacou.

O cotidiano do povo nordestino também foi o tema da canção ‘Lamento sertanejo’, de autoria de Genildo Maciel e interpretada na voz de João Paulo Oliveira. A canção, que lembrou a luta dos sertanejos para enfrentar a seca, também está entre as três músicas classificadas para a próxima etapa do Forró Fest.

Com a noite animada e tanto forró, no palco que recebeu ainda a banda Três Desejos e a dupla Sirano e Sirino, até adeptos de outros estilos musicais se renderam ao ritmo. Integrantes de um grupo que toca “brega funk”, os estudantes Luan Marques (Mc Luan) e José Carlos de Sousa (Mc Carlinhos) também não resistiram à dança.

“Além do nosso estilo, que mistura o romantismo do brega com a agitação do funk, a gente gosta de curtir vários ritmos. É até um aprendizado está aqui no Forró Fest, que é muito reconhecido”, disse José Carlos.

PRÉVIA

Quem chegou cedo ao encontro do forró garantiu um lugar no Largo da Matriz, cujo espaço estava disputado entre os comerciantes e o público. Para os forrozeiros de plantão, a 4ª eliminatória do Forró Fest foi um convite aos visitantes para participar dos festejos juninos na Rainha do Vale.

A carioca Jaqueline Lima improvisou uma mesa e veio com o noivo e amigos assistir pela primeira vez ao festival. Ela elogiou a iniciativa dos participantes e a segurança no evento. “A festa é maravilhosa e até quem não sabe dançar forró, aprende”, elogiou.

Esta foi a segunda vez que Itabaiana recebeu o Forró Fest e a eliminatória foi uma das mais animadas do concurso, segundo o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima. “Todas as eliminatórias foram muito boas e reuniram um público expressivo. O Forró Fest este ano elevou o número de inscritos, porque abrimos as inscrições pela internet.

Então, até pessoas de fora da Paraíba se inscreveram e isso foi muito bom para o festival”, destacou.

O prefeito da cidade, Antônio Carlos Rodrigues, classificou o Forró Fest como um reconhecimento à cultura de Itabaiana e incentivo aos artistas locais. Com a receptividade do público, para ele o festival foi uma prévia do que vai acontecer no São João da cidade.

“Itabaiana recebe esse festival e estamos realizando uma festa mais que merecida para a nossa terra. Sempre tenho dito que Itabaiana merece esse reconhecimento porque nós somos o berço de Sivuca e de tantos outros artistas. A cidade precisava deste momento em que o Forró Fest coroa grandes artistas da nossa terra paraibana. Com isso incentivamos para que novos artistas surjam”, disse.

O ex-governador do Estado José Maranhão também prestigiou o evento e incentivou a participação do público para acolher festivais voltados para a cultura regional. Para ele, o Forró Fest aproxima o público dos talentos da terra. “O aspecto mais interessante desta oportunidade é divulgar os talentos musicais e nisso a Paraíba é muito rica. Os nossos talentos precisam ser conhecidos. Não apenas na mídia, mas sobretudo pelo povo”, completou Maranhão.