Frankenweenie estreia na PB

Conhecido por criar figuras como ‘Jack esqueleto e Beetlejuice, Tim Burton, volta às telas neste dia de finados com a animação ‘Frankenweenie’.

Quase 30 anos depois do lançamento do curta-metragem Frankenweenie (1984), o diretor Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver) resgata, nas telonas, o conto sobre o menino Victor que traz de volta à vida o seu cãozinho Sparky.

Confira os horários das sessões e os trailers

Em pleno Dia de Finados, Frankenweenie (idem, EUA, 2012) estreia em quatro salas nos cinemas de João Pessoa e Campina Grande com cópias em 3D, tanto dubladas quanto legendadas.

O roteiro do filme fala do menino Victor que, após ver seu cão Sparky ser atropelado, tenta ressuscitá-lo fazendo alguns pequenos ajustes. A operação tem sucesso e ele acaba criando um cãozinho no estilo Frankenstein.

Porém, o animalzinho volta diferente, ‘remendado’ e assustando toda a vizinhança e os colegas de Victor, sendo frustradas as tentativas do garoto de esconder sua criação feita à mão.

ANIMAÇÃO
Assim como Sparky ressuscitou com características diferentes, o filme também o faz. Enquanto o primeiro, de apenas 29 minutos, foi filmado em live-action (com atores reais), o novo de 87 minutos vem em stop-motion e 3D. Foi mantido apenas o preto e branco.

“Senti que seria mais tocante. Também me faz lembrar dos velhos filmes de terror que cresci assistindo. Eu achei que seria interessante fazer em preto e branco e 3D por causa da profundidade e da iluminação dos filmes de terror”, disse Tim Burton.

Esse lançamento é quase uma realização de um sonho para Burton, já que a ideia de Frankenweenie foi concebida originalmente para ser um longa-metragem em stop-motion.

Devido às limitações de orçamento, ele acabou dirigindo um curta live-action. O próprio diretor afirmou que é como se ele estivesse desenvolvendo esse projeto ao longo de 30 anos.

“O curta foi muito especial para mim. Mas ter essa oportunidade de voltar aos esboços originais e fazer stop-motion em preto e branco e 3D e pensar nos outros personagens, nas crianças e outros monstros… é como um novo projeto”, comentou.

O interessante é que Burton foi demitido da Disney por gastar os recursos do estúdio em filmes como Frankenweenie, que eram considerados muito ‘assustadores’ para a família.

A produção foi arquivada e, mais tarde, depois que o diretor ficou famoso, a própria Disney lançou uma versão censurada do curta em VHS – a versão sem censura só foi lançada no DVD duplo de O Estranho Mundo de Jack (1993). Agora, o mesmo estúdio produz o filme mais do que na íntegra: em longa-metragem – mas para maiores de 10 anos.

Para quem for assistir ao filme em cópia legendada, vai poder escutar vozes já carimbadas nas obras de Tim Burton. Entre eles, estão Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem, Edward Mãos de Tesoura), Catherine O’Hara (Os Fantasmas se Divertem, O Estranho Mundo de Jack), Martin Short (Marte Ataca!) e Martin Landau (Ed Wood, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça).

Curiosidades

• O longa ‘Frankenweenie’ é o primeiro longa-metragem de animação que Tim Burton, de fato, dirigiu para a Disney.
• Todos os personagens em ‘Frankenweenie’ são baseados em desenhos de Tim Burton. Ele fez alguns dos desenhos em 1984, quando o curta original live-action de
  ‘Frankenweenie’ foi feito. Os outros foram feitos por ele especialmente para esta versão da animação em longa-metragem.
• Vários nomes de personagens – Victor, Elsa Van Helsing, Edgar “E” Gore e Mr. Burgermeister – foram inspirados em personagens e filmes clássicos de horror.
• Esse é o primeiro filme dirigido por Tim Burton, desde ‘Peixe Grande’ (2003), que não traz Johnny Depp no elenco. Também é o primeiro, desde ‘A Lenda do Cavaleiro Sem
  Cabeça’ (1999), sem Helena Bonham Carter.
• A música de ‘Frankenweenie’ foi composta por Danny Elfman, cujo relacionamento de trabalho com Tim Burton data de 1985, quando Elfman compôs a trilha sonora de ‘A
  Grande Aventura de Pee-Wee’. Elfman compôs as trilhas sonoras de todos os filmes de Burton até agora, com exceção de dois: ‘Ed Wood’ e ‘Sweeney Todd: O Barbeiro  Demoníaco da Rua Fleet’.