Funesc inaugura Memorial Burity

Memorial terá 20 mil livros da biblioteca particular de Burity, entre outros objetos.

Será inaugurado hoje no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o Memorial Tarcísio Miranda Burity, sala em homenagem ao ex-governador e fundador da Funesc.

Com parte de um acervo pessoal doado pela família, o memorial, um pequeno complexo que funcionará na Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, começou a ser projetado em 2010 na gestão de Maurício Burity (filho do homenageado) à frente da Funesc.

Segundo Maurício, o projeto foi acatado com "zelo e atenção" pela atual presidente da Funesc, Lu Maia, que o leva a cabo em plena comemoração dos 30 anos de fundação do Espaço Cultural José Lins do Rego.

O memorial terá 20 mil livros da biblioteca particular de Burity, além de vinis, medalhas e placas que o ex-governador conquistou ao longo de sua trajetória como figura pública.

"A biblioteca é muito vasta, com edições em francês e alemão, exemplares que não gostaríamos que fossem misturados aos outros 150 mil de que dispõe a biblioteca da Funesc", explica Tarcísio Burity.

"Os livros eram tudo para o meu pai: tanto suas fontes de conhecimento quanto de lazer. Era um homem bastante letrado", lembra o filho que, em comum acordo com a mãe, a viúva Glauce Navarro Burity, decidiu doar o acervo para a preservação e consulta de pesquisadores.

"Na realidade, é um gesto da família como um todo. O acervo fica à disposição da comunidade, uma riqueza muito grande que estará em um espaço diferenciado e de fácil acesso", ressalta Maurício Burity.

Ocupante da cadeira 26 da Academia Paraibana de Letras de 1992 a 2003 (ano de sua morte), Tarcísio Burity escreveu livros na área da literatura, direito (na qual graduou-se pela UFPB) e sociologia (na qual obteve mestrado na França).