Globo investe em novos autores de novela

Na lista dos autores estreantes estão Lícia Manzo escritora da novela "A Vda da Gente", das 18h.

Manoel Carlos, Gilberto Braga, Silvio de Abreu, Walcyr Carrasco e Benedito Ruy Barbosa são nomes conhecidos por quem acompanha novela. Agora, eles têm dividido espaço com autores não tão famosos.

A estreante da vez é Lícia Manzo, no ar com ‘A Vida da Gente’, trama das seis da Globo. “Já escrevi bastante para TV, e, no ano passado, a Globo me pediu uma sinopse’’, conta Lícia.

O folhetim foi escolhido para substituir a elogiada novela ‘Cordel Encantado’, primeira que Duca Rachid e Thelma Guedes escreveram sem supervisão de um autor mais experiente. “Os novos autores já estão no mercado faz tempo. Mas, só agora, as emissoras estão começando a olhar para eles’’, afirma Claudino Mayer, especialista em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo).

Ao que parece, 2012 terá outros autores estreando. Na faixa das 18h, João Ximenes Braga, colaborador de Gilberto Braga e Ricardo Linhares em ‘Insensato Coração’, deve ganhar a sua chance. “Meu projeto, em parceria com Claudia Lage, foi aprovado para desenvolvimento. Vamos escrever capítulos para mostrar à direção da Globo’’, conta ele.

No horário das 19h, outra dupla deve despontar, segundo Ricardo Linhares. “Estou supervisionando a próxima novela das sete, que deve estrear em abril de 2012, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. É o primeiro trabalho autoral deles, que foram meus colaboradores, são talentosos e criaram uma história ótima’’, adianta o escritor.

Parecia impossível. Nem os estudiosos de novela acreditavam que os novos autores fariam tanto sucesso quanto os da velha guarda. “Existia um preconceito das emissoras e da academia’’, explica Claudino Mayer, pesquisador em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo). Mas os estreantes provaram que são capazes.