‘Gosto de ser esse canal de representatividade’, diz Pedro Vinicius

Ator vive Michael em Malhação e busca falar e denunciar casos de intolerância.

Fotos: Helena Cooper
'Gosto de ser esse canal de representatividade', diz Pedro Vinicius
Fotos: Helena Cooper

O ator paraibano Pedro Vinicius vem se destacando na novela Malhação representando uma população que ainda não tinha recebido tando espaço na novela adolescente da Globo. Na trama ele vive Michael, um jovem gay que protagonizou o primeiro beijo gay da trama, mas o debate tem sido bem mais amplo. Pedro avalia que a ‘LGBTQfobia’ é uma realidade e algo que já fazia parte da vida do jovem antes dele começar a trabalhar na novela. “Gosto de ser esse canal de representatividade”, disse.

“Acho importante que eu, enquanto artista e LGBTQ, fale sobre isso e denuncie atos de intolerância”, destacou. O ator busca aproveitar esse momento para levantar discussões do gênero em suas redes sociais. Nesse espaço, segundo ele, é possível uma troca maior com o público. “Procuro sempre me posicionar acerca das circunstâncias e explicar o meu posicionamento para aqueles que não compreendem”.

Pedro enxerga o personagem de maneira bastante positiva. “É uma desconstrução dos estereótipos e de ideias sobre o que é ser LGBTQ+”. Segundo ele, Michael faz parte de um “tipo de gay” muito frequente nas novelas e nos filmes brasileiros, principalmente enquanto alívio cômico ou como um personagem coadjuvante na história. “Ele é um dos poucos casos na dramaturgia brasileira em que ele, enquanto uma gay afeminada, se apaixonou e atualmente vive essa paixão”.

Beijo gay em Malhação

O paraibano recebeu comentários bastante positivos a respeito da cena protagonizada por ele e Santiago (Giovanni Dopico). “Houve uma quantidade absurda de pessoas falando do quão esse ato é importante nesse momento de tanto ódio destilado que estamos vivendo”. Ele também recebeu mensagens de adolescentes falando das suas experiências e de como estavam felizes em se verem representadas numa novela com o alcance que Malhação tem.

O que mais surpreendeu o jovem foram pais e mães que comentaram com ele sobre como a cena serviu para ser um pontapé inicial em como conversar com os filhos sobre o que é “sexualidade” e o que é “respeito”.

Como era esperado, Pedro também recebeu comentários negativos. Houveram comentários maldosos, que explicitavam que se continuassem com isso, iam acabar com as famílias, que iam torrar as mentes das crianças e transforma-las todas em gays e lésbicas. “Esse tipo de comentário eu trato com indiferença, não me atinge. É do meu interesse apenas as coisas boas”.

* Sob supervisão de Aline Oliveira