Homens são dominados em ‘Avenida Brasil’

Trama mostra o poder das mulheres que manipulam o sexo masculino e se aproveitam das fraquezas deles para conquistarem o que querem.

Na trama de ‘Avenida Brasil’ (Globo), o domínio que as mulheres exercem sobre os homens tem chamado a atenção. No grito ou nas atitudes, as personagens femininas mostram quem manda nas relações, enquanto eles seguem submissos.

Tem homem que chora pelos cantos, que vive às custas da mulher e até que é constantemente passado para trás dentro da própria casa.

Entre eles, Silas (Ailton Graça) é um exemplo de homem que não é de nada. Ele vive às custas de Monalisa (Heloísa Périssé), uma típica mulher guerreira, que não suporta marmanjos relaxados.

“Ela tem uma vida construída e não quer saber de vagabundo’’, diz o autor João Emanuel Carneiro.

Já Max (Marcello Novaes) é feito de capacho pela amante, Carminha (Adriana Esteves), uma mulher agressiva, que o humilha constantemente. “Eles sempre serão parceiros de vida’’, defende Marcello Novaes.

Tufão (Murilo Benício), por sua vez, faz a linha do homem bonzinho, que dificilmente fica irritado. Ele não sabe das falcatruas que a mulher apronta, traindo-o com Max dentro de sua casa, mas já se mostrou submisso quando ela faz alguma chantagem emocional.

O caso de Jorginho (Cauã Reymond) é mais complicado. Fraco emocionalmente, ele vive bebendo e chorando pelos cantos por causa de Nina (Débora Falabella), que mente para ele o tempo todo. “O considero um cara problemático’’, afirma Cauã Reymond.

TENDÊNCIA
Tem sido comum, nas últimas novelas, os papéis de maior destaque ficarem com as mulheres. Foi assim em ‘Insensato Coração’ (2011) e ‘Fina Estampa’ (2011), nas quais as personagens centrais eram Norma (Glória Pires) e Griselda (Lília Cabral), respectivamente, e é o que acontece em ‘Avenida Brasil’, que gira em torno de Nina e Carminha.

Mas, segundo Elmo Francfort, pesquisador do museu da TV, isso não é de agora. “A história da TV é contada com toques femininos desde 1950’’, diz. Para ele, o principal fator que faz com que as mulheres se destaquem nas tramas é a sensibilidade.

“Elas se moldam de maneira rápida a qualquer personagem e sabem transbordar sentimento, coisa que muitos homens não conseguem’’, afirma.

Zapeando

Viagens no Multishow
Este mês, o público vai poder viajar com o Multishow e conhecer destinos cobiçados ou inusitados pelo mundo afora de segunda a sexta-feira, a partir das 21h30. Além dos programas que estão atualmente no ar, como “Vai Pra Onde?” e “Nalu Pelo Mundo”, cinco estreias de viagem vão compor a faixa de programação do canal: “Viagem Sem Fim”, “Lugar Incomum”, “Não Conta Lá Em Casa” e “No Caminho”. Lugares como Milão, Roma, Califórnia, Austrália, Chernobyl e Vaticano são mostrados sob diferentes ângulos em cada programa: através do comportamento urbano, da diversão, dos conflitos, da espiritualidade e dos lugares paradisíacos.

Mudança de horário
A programação noturna da Record sofre uma nova mudança a partir desta quinta-feira. Decisão tomada ontem, que também não afasta a possibilidade de surgir uma outra, a qualquer tempo e a qualquer hora. O ‘Jornal da Record’, até então na faixa das 20h55, será levado ao ar às 19h45 e, depois dele, a novela ‘Rebelde’.

Esquenta de São João
Neste domingo, em clima de São João, Regina Casé faz uma homenagem ao interior do Brasil no ‘Esquentão!’, episódio especial junino do ‘Esquenta!’. Para receber os convidados, o cenário da atração ganha uma nova decoração, com um conceito country caipira, desenvolvido pelo cenógrafo do programa, Gringo Cardia.

Em busca de audiência
O ‘Saturday Night Live’, programa de Rafinha Bastos na RedeTV!, ganhará mais um dia de exibição a partir desta semana. O humorístico, que até então vinha com edição única aos domingos, ganhará uma reprise aos sábados. O horário programado é no começo da madrugada, na faixa da meia-noite, logo após o ‘Mega Senha’. Com praticamente um mês no ar, o ‘SNL’ vem encontrando dificuldades para emplacar no Ibope.