Inverno de sangue em Game of Thrones

Série mais pirateada de 2013 retoma seu curso de poder, corrupção e sangue neste domingo, com exibição, a partir das 22h, na HBO.

Não tenha dúvidas: num mundo em que as séries de TV se tornaram mais interessantes que os filmes produzidos em Hollywood, Game of Thrones é um marco! Inspirada nos livros do norte-americano George R. R. Martin, a série mais pirateada de 2013 retoma seu curso de poder, corrupção e sangue neste domingo, com exibição, a partir das 22h, na HBO – a maior parte das operadoras resolveu abrir o sinal do canal por conta da estreia, que acontece simultaneamente no Brasil e EUA.

E pode apostar que o inverno vem aí mais denso do que nunca.

Os teasers e trailers da nova temporada, lançados no mês passado para aguçar os fãs, deixam claro que a carnificina que marcou a ótima terceira temporada (leia mais no texto ao lado) foi apenas a entrada para o banquete de sangue que vem a seguir.

Nos teasers de 30 segundos, editados com muitas imagens de ação, sob a frase “Todos os homens devem morrer” (“Valar morghulis”, em Alto Valiriano), é possível ver, num deles, Jon Snow (Kit Harington) dizer que o mundo está desmoronando, e no outro, Tyrion Lannister (Peter Dinkle) exclamar: “Se você procura justiça, veio ao lugar errado!”.

Um dos criadores da série, David Benioff, afirmou que os fãs irão encontrar pela frente uma caçada brutal. "Sim, eu acho que (a 4ª temporada) irá superar a terceira", afirmou Benioff. "Depois de 3 anos produzindo a série, nós ficamos muito mais à vontade para deixá-la mais desconfortável para os personagens”, acrescentou.

Para quem já leu As Crônicas do Gelo e Fogo (já saíram cinco, dos sete livros previstos) ou acompanha a série, sabe que o enredo não poupa seus personagens, nem os bonzinhos, nem os mauzinhos, nem os singelos, nem os sinistros. Ou seja, tudo é possível numa história de luta pelo Trono de Ferro – quem o tiver, tem o poder sobre os Sete Reinos.

A 4ª temporada se divide, principalmente, em três núcleos: 1) os herdeiros de Stark: Sansa (Sophie Turner) que, preterida pelo rei louco Joffrey (Jack Gleeson), segue no Porto Real; Arya (Maisie Williams), escudada pelo Cão de Caça (Rory McCann); o pequeno Bran (Isaac Hempstead-Wright) e Jon Snow; 2) os Lannisters, do patriarca Tywin (Charles Dance) ao neto Joffrey, passando pelos filhos Cersei (Lena Headey), o "regicida" Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) e o "duende" Tyron; e 3) Daenerys Targaryen (Emilia Clar- ke) e seu exército de dragões, que nesta temporada já estão bem crescidinhos!

Baseada na segunda metade do terceiro livro da saga, A Tormenta de Espadas (Leya), a quarta temporada de Game of Thrones deverá corresponder a metade de toda a série. Benioff e seu sócio, D.B. Weiss, planejam extinguir o programa na sétima ou oitava temporada, prevendo o desgaste da história.

Em reportagem divulgada pela revista Variety, os criadores da série foram se encontrar com George R. R. Martin para ter uma ideia de como a história acaba. Saíram de lá apenas com linhas gerais, já que os detalhes, nem o próprio Martin tem.

O autor – que não se cansa de dizer para os fãs o quanto é lento – trabalha no sexto volume, The Winds of Winter (sem título no Brasil), ainda sem data de lançamento. Por outro lado, Martin revelou que acabou de escrever a enciclopédia The World of Ice an Fire (“O mundo de gelo e fogo”, em tradução livre), em que explora detalhes do universo criado por ele.

SAI A 3ª TEMPORADA

A terceira temporada de Game of Thrones deu o que falar. Uma sequência chamada de ‘Casamento vermelho’ gerou reações tão fortes que se tornou um viral no YouTube assistir à reação do público ao ver essa parte da série.

A melhor das três temporadas até aqui ganhou as lojas com um acabamento impecável em blu-ray para os fãs de GOT. Com luva especial que traz, impressa, a sombra de um dragão, a caixa de luxo com cinco discos de alta definição vem recheada de ótimos extras.

Para começo de história, há cenas deletadas e/ou estendidas que são bem curiosas. Também há inúmeros featurettes interativos e cenas de bastidor a valer.

A 3ª temporada de Game of Thrones foi lançada pela Warner Home Vídeo e custa, em DVD, R$ 149,90, e blu-ray, R$ 199,90.