Mistérios além das estrelas

Suíço Frederik Peeters volta a ser publicado no Brasil com a ficção científica ‘Aâma 1 – O Cheiro da Poeira Quente’.

Depois de nos mostrar – junto com o roteirista francês Pierre-Oscar Lévy – uma espécie de episódio de Além da Imaginação no álbum Castelo de Areia (lançado em 2011 pela Tordesilhas), o suíço Frederik Peeters volta a ser publicado no Brasil com a ficção científica Aâma 1 – O Cheiro da Poeira Quente (Editora Nemo, 88 páginas, R$ 39,00).

Inicialmente somos apresentados a Verloc Nim, que acorda amnésico em um planeta inóspito e deserto. Desnorteado, aparece um gorila-robô chamado Churchill e lhe entrega um diário, escrito pelo próprio Verloc nos últimos dias antes de perder a memória.

A partir deste ponto, é revelado um ambiente digna da obra de Philip K. Dick (1928-1982), onde novos tipos de drogas, parafernália hipertecnológica e modificações genéticas ditam a ordem mundial.

Baseado nas suas anotações, o protagonista começa a relembrar que está no fundo do poço: viciado e separado da mulher, ele é impedido de ver a filha, além de perder facilmente a loja herdada do pai para um vigarista. Apesar de seu vício, Verloc tem uma conduta diferente da maioria que adota o sistema de fazer implantes e modificações no genes.

Nesse caos de uma sociedade tecnocrata, Verloc encontra seu irmão, Conrad, funcionário de uma companhia de biorrobótica que convida para uma missão acompanhado do gorila-robô Churchill para descobrir o que aconteceu com uma comunidade científica exploratória em um planeta distante denominado Ona (Ji) que ficou sem contato com a Terra por cinco anos.

Aos poucos, as peças do quebra-cabeças da memória do personagem vão se encaixando. Verloc Nim descobre que a missão vai além de um resgate, revelando o envolvimento de um misterioso produto chamado Aâma como também a sua desaparecida filha Lilja, a única lembrança que lhe resta.

Com três edições já publicadas na Europa, a obra criada por Frederik Peeters recebeu o prêmio de Melhor Série pelo seu segundo volume, no 40º Festival de Angoulême, na França, em 2013.

Aâma 1 – O Cheiro da Poeira Quente tem papel couché, formato álbum (20 x 28 cm) e capa cartonada sem orelhas. De acordo com informações da Nemo, os próximos volumes serão lançados pela editora ainda neste ano.