Mobile: arte da foto pelos olhos do celular

Paraíba dos Seus Olhos promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba lança este ano uma categoria extra, ‘Mobile’.

A fotografia para ser arte não depende de técnica, nem de equipamento; depende da alma de quem fotografa. Seja retratando pessoas, objetos ou paisagens, o fotógrafo artista é capaz de criar mundos paralelos através das lentes da câmera. Atualmente, devido à alta produção de celulares com câmeras integradas, essa arte está cada vez mais acessível aos apaixonados pela imagem. Pensando nisso, o Paraíba dos Seus Olhos, concurso promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, lança este ano uma categoria extra, ‘Mobile’, que convida os participantes a revelar o que conseguem traduzir com aparelhos celulares.

“Essa categoria busca incentivar uma participação mais ampla do público, a partir de fotos realizadas com o mais acessível dos recursos fotográficos: o das câmeras de celulares. Mesmo com a produção de imagens ao alcance de quase todo mundo, isso não significa que todos tenham igual sensibilidade e talento para fazer uma boa foto. Essa é a graça e o desafio”, afirmou Láuriston Pinheiro, gerente de marketing da Rede Paraíba.

As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 15 de novembro, no site www.paraibadosseusolhos.com.br. O tema deste ano é “Cenários Urbanos”, podendo ser abordado da forma que o candidato preferir. Além da nova categoria, o público pode enviar os trabalhos para as categorias Amador ou Profissional, com um limite máximo de duas fotos por pessoa.

Após a divulgação do resultado da competição, prevista para o dia 2 de dezembro, a organização do Paraíba dos Seus Olhos reunirá as obras finalistas em uma exposição. Além de exibir os trabalhos, o concurso também oferece uma premiação em dinheiro para os dez primeiros colocados nas categorias Amador e Profissional e para o 1º colocado na categoria Mobile. As fotografias podem ser em cores ou em preto e branco, mas está proibido qualquer tipo de manipulação digital.

O júri será composto por quatro profissionais da área de fotografia e publicidade, que avaliarão, no dia 22 de novembro, todo o material recebido. Quanto à categoria Mobile, o júri selecionará dez fotos, que serão disponibilizadas no hot site da competição e submetidas à votação popular até o dia 29 de novembro. A foto preferida dos internautas será a premiada.

O Paraíba dos Seus Olhos é promovido pela Rede Paraíba de Comunicação desde 2006, com a finalidade de incentivar a expressão artística e descobrir novos talentos da fotografia. “O concurso tem mobilizado cada vez mais os amantes da fotografia no Estado. Estamos muito satisfeitos com a repercussão que temos tido a cada ano, sendo até difícil administrar os inúmeros pedidos para que o concurso tenha amplitude nacional, já que todo o processo pode ser feito pela internet”, declarou Láuriston.