Mônica, de Maurício de Sousa, completa 50 anos

A primeira tirinha com a personagem era impressa há exatos 50 anos, no jornal Folha de São Paulo.

Ela não gosta de ser chamada de baixinha, gorducha e dentuça e sempre sai no braço quando Cascão e Cebolinha bolam mais um plano infalível para torcer as orelhas de seu coelhinho Sansão. Agora, Mônica pode ser apelidada de ‘cinquentona’.

Há exatos 50 anos, foi impressa pela 1ª vez em uma tira do Cebolinha da Folha de S. Paulo as formas da personagem mais famosa de Mauricio de Sousa, que passou de coadjuvante para protagonista.

Para a personagem baseada em sua filha, o cartunista prepara várias ações e eventos do projeto intitulado ‘Ano da Dentuça’ (confira o box abaixo).

“Você precisa pensar do outro lado. Então puxei meu lado mulher – e deu certo. Qualquer autor trabalha melhor depois de sentir o personagem na pele. Como eu senti? Pela convivência com as minhas filhas”, explicou o criador de 77 anos ao lado de sua filha Mônica, em coletiva de lançamento do projeto, no Memorial da América Latina, em São Paulo. “Quando se cria um personagem, você não domina bem o sucesso. Você sugere, mas é o público que sente, diz, reage e exige a forma como deve funcionar”.

Dentre as novidades, o primeiro lançamento comemorativo chega às bancas esta semana: Mônica nº 75 (Panini, 96 páginas, de R$ 4,90) terá formato especial (13 x 19 cm), capa metalizada e mais páginas.

No decorrer do ano, haverá o lançamento em dois volumes de todas as capas comentadas da revista Mônica desde 1970 e um álbum especial no qual 150 artistas do Brasil e do mundo retratarão a personagem.

ENSINANDO A LER
“Mônica faz parte da infância de todo brasileiro. Quem de nós não tem uma lembrança de ter lido um gibi dela quando pequeno e, muitas vezes, de ter até mesmo aprendido a ler com eles? Eu tenho. E me orgulho disso”, comenta o quadrinista paraibano Mike Deodato Jr. “É quadrinho nacional com ‘N’ maiúsculo! É quadrinho que reflete nossa realidade, nossos costumes, nossa alegria”.

A dentuça foi o primeiro contato com as HQs para o desenhista Jack Herbert. “Nos anos 1980, eu morava no interior e meu pai, que trabalhava na capital, trazia pra mim os gibis da Turma da Mônica”.

Sendo cinco anos “menos jovem” que a Mônica, o paraibano William Medeiros é de uma geração que descobriu que o Brasil também produzia gibis de qualidade. “A Mônica me ensinou a ler, escrever e desenhar”, comenta. “Hoje, minhas filhas de 12 e 15 anos são fãs da dentuça e adoram Turma da Mônica Jovem”.

“O Mauricio, sempre antenado com o mercado à sua volta, viu que dava para expandir ainda mais o espaço dos seus personagens. Tanto editorialmente, quanto na área de merchandising”, analisa Sidney Gusman, responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções.

“Algo que resume bem a importância da Mônica é que, no mundo, dificilmente, quando se fala do personagem de HQ mais famoso de um determinado país, ele é feminino”, aponta.

Principais ações programadas para ‘O Ano da Dentuça’

Exposição Sansão também faz 50 anos
No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil (incluindo o paraibano William Medeiros) homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica.
Novo site
O portal da Turma da Mônica (www.monica.com.br) será totalmente reformulado para o cinquentenário, com conteúdos inéditos e novos passatempos.
Redes sociais
Haverá diferentes aplicativos para o Facebook celebrando o Ano da Dentuça, como envio de um cartão de aniversário para a personagem e concurso cultural no canal oficial da Turminha (www.facebook.com/turmadamonica).
Lojinha Mônica
Será lançada uma área especial chamada Mônica 50 anos dentro da Lojinha da Mônica (www.lojinhadamonica.com.br), com produtos exclusivos como canecas, camisetas e cadernos.
Mônica Mundi
O espetáculo Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica estreará no Rio de Janeiro neste domingo, com a presença do seu criador.
Exposição Mônica 50 anos
A trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho, em São Paulo.
Animação
A partir de setembro, o canal fechado Cartoon Network homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica e com pílulas comemorativas durante toda a programação.
Mônica Toy
Releitura voltada para o público jovem em vinhetas de 30 segundos. O lançamento acontecerá na grade noturna do Cartoon Network.
Relançamento de bonecos
Lançada pela Troll no final dos anos 1960, a primeira boneca da Mônica será relançada em parceria com a Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos clássicos baseado no universo da turminha, como a Estrelinha Mágica e Mônica MixFace.
Sansão Amarelo
Originalmente, o coelhinho da Mônica era amarelo e recheado de palha. Essa versão será lançada em pelúcia pela Mileno.
Correios
Para os 50 anos da Mônica haverá também um projeto especial com os Correios. A parceria consistirá em uma folha base com 12 selos postais que retratarão a evolução da personagem (imagens abaixo), selos de Natal e a criação de aerogramas, onde os fãs poderão expressar seus votos de parabéns para a personagem e encaminhar diretamente para os estúdios da Mauricio de Sousa Produções.