No ar ‘Encontro com Fátima Bernardes’

Estreia nesta 2ª o novo programa da jornalista, que mistura jornalismo e entretenimento e foi concebido para ser uma grande conversa.

“Minha missão é ser uma boa companhia para quem está em casa. Quero que o telespectador se sinta acompanhado, confortável e, principalmente, interessado nessa conversa que vamos iniciar todas as manhãs. Vou levar a minha experiência do jornalismo para uma área ainda nova para mim, mas com todo o entusiasmo com que sempre encarei os meus projetos, só que agora de uma maneira mais informal”, conta Fátima, em um descontraído bate-papo sobre sua “nova casa”, como ela mesma define.

A atração, uma mistura de jornalismo e entretenimento, foi concebida para ser uma grande conversa da apresentadora com a plateia e os telespectadores sobre os assuntos da atualidade.

“Nossa ideia é que o público que vai assistir a esse encontro se divirta e ao mesmo tempo se informe. Estou esperançosa de que seja interessante para todos”, afirmou Fátima. “A informação é a base do trabalho de toda a equipe. Podemos dar a ela diferentes tratamentos: dramatúrgico, humorístico etc.”, define o diretor de criação Guel Arraes.

Fabrício Mamberti, diretor-geral do programa, completa: “O programa vive da conversa. As reportagens são um fator de provocação para uma boa história, que se desenvolve no estúdio, conduzida por Fátima”.

A plateia será selecionada de acordo com os assuntos que serão abordados a cada manhã. “Meu entrevistado na verdade serão 60”, brincou a apresentadora, ao falar sobre a participação do público. “Serão convidados que vão participar dos debates, como se eu trouxesse a rua para dentro do estúdio”.

Uma das formas de interação do programa será uma cabine de espelhos em que os convidados gravarão depoimentos em resposta a uma pergunta da apresentadora. O cenário do programa, dinâmico e inovador, utiliza a tecnologia 3D Mapping, inédita na televisão brasileira.

“É uma alternativa aos telões tradicionais, que nos permite diversas janelas para a entrada de conteúdo externo, além da brincadeira com os fundos. Como é um programa diário, ganhamos em frescor com a multiplicidade de cenários, sem nos atermos a um fundo único”, conceitua o diretor Fabricio Mamberti.

Além da apresentadora, a equipe do programa é composta pelos jornalistas Lair Rennó, Lilia Teles, Aline Prado e Gabriela Lian; os humoristas Marcos Veras e Victor Sarro; e os diretores Maurício Frias, Fabrício Mamberti e Guel Arraes.

Entrevista com apresentadora


Como foi a preparação para o programa nesses quase seis meses fora do ar?

Fátima Bernardes: Eu saí da bancada do ‘Jornal Nacional’ no fim de dezembro. Precisávamos organizar a equipe, estabelecer o formato, decidir os quadros, contratar todos os profissionais. O programa chega em um novo formato, diário e ao vivo, diferente de tudo que já vimos. Foi um grande aprendizado até chegarmos ao projeto final, o modelo que considerávamos ideal. Era preciso que tudo estivesse muito afinado para que este grande encontro, esta grande conversa, ficasse do jeito que queríamos.

Você se preparou para este novo público, este novo horário?

Fátima Bernardes: O que me fez encarar este desafio foi a possibilidade de experimentar o novo, de contribuir em um espaço e um horário diferentes. É claro que a vontade é que todos queiram assistir. E o que quero mesmo é conquistar as pessoas, não só as que já estarão com a televisão ligada, mas que outras passem a se lembrar e queiram ligar para ver como está o programa. Quero ser uma boa companhia.

O programa será temático, em forma de talk show?

Fátima Bernardes: O programa não vai ser sempre igual, todo dia teremos algo novo. E, como numa conversa, não teremos um único tema, falaremos de vários assuntos. O ‘Encontro com Fátima Bernardes’ também não será só um talk show ou um programa de auditório. Teremos de tudo um pouco: entrevistas, reportagens, jogos, debate com a plateia, participação do auditório e de quem está em casa.

Qual o perfil dos seus convidados?

Fátima Bernardes: Os mais variados. A plateia será composta por pessoas de todas as idades, de todas as classes. Os entrevistados estarão entre os convidados. Poderemos receber também um perfil mais voltado para os temas do dia, até para que surjam perguntas e as pessoas se sintam motivadas a tirar uma dúvida ou participar.

Como será o seu novo cenário, o novo visual?

Fátima Bernardes: Teremos um cenário em 360º, que é funcional e ao mesmo tempo nos dá espaço para criarmos qualquer coisa que imaginarmos. Poderei me movimentar bastante e isso me dá mais liberdade também usar um figurino, acessórios e um cabelo mais descontraídos. A minha função mudou e todo o resto deve acompanhar essa mudança.