Novos talentos despontam

Diretor foi atrás de personagens cujas trajetórias de vida se aproximam dos da trama.

Para compor o elenco do seriado, o diretor foi atrás de pessoas cujas trajetórias de vida se aproximam do universo dos personagens. Artistas negros e mulatos – não necessariamente atores, e em sua maioria desconhecidos da mídia – foram escalados em testes de seleção realizados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, envolvendo mais de dois mil candidatos.

Para o papel da protagonista Conceição foi escalada a mineira Erika Januza, funcionária administrativa de uma escola, que nunca havia trabalhado como atriz. Sua mãe na história é interpretada por Serafina Terezinha Pereira, a D. Fininha, uma benzedeira de Belo Horizonte. O pai de Conceição é o mineiro Luiz Manoel de Souza, ator ligado a uma ONG que trabalha com meninos de rua.

Entre os não atores selecionados no Rio de Janeiro está Ana Pérola, aprovada para o papel de Jéssica, rival de Conceição – ela é ex-gari e passista das escolas de samba cariocas Mocidade Independente de Padre Miguel e Império Serrano. O elenco traz, ainda, artistas de grupos que, por meio da arte, da educação e da cultura, atuam como agentes de inclusão e transformação social.