O cavaleiro condecorado

Escritor Ariano Suassuna recebe a medalha ‘Procurador José Américo de Almeida’ nesta quinta-feira (10) na Estação Cabo Branco.

Apesar da torcida dos conterrâneos, não foi em 2012 que Ariano Suassuna levou o Nobel de Literatura. O ano de 2013 começa, porém, para o escritor e dramaturgo paraibano, com uma homenagem inédita: nesta quinta-feira, Ariano vem a João Pessoa receber a medalha ‘Procurador José Américo de Almeida’ e ministrar mais uma de suas famosas aulas-espetáculo.

A visita será hoje, a partir das 19h30, na Estação Cabo Branco. A medalha ‘Procurador José Américo de Almeida’ é a mais alta honraria da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) e visa ao reconhecimento de personalidades cuja obra tenha contribuído para a difusão da cultura e o desenvolvimento do Estado.

Com a imagem do escritor de A Bagaceira (1928) e ex-governador da Paraíba cravada em ouro, a condecoração está sendo outorgada pela primeira vez pela PGE-PB em parceria com a Academia Paraibana de Letras (APL).

Tendo como tema ‘A Paraíba, um estado de poésis’, a aula-espetáculo de Ariano versa sobre sua terra natal e o expoente maior de sua poesia: Augusto dos Anjos (1884-1914), poeta do Eu (1912), obra cujo centenário foi comemorado no ano passado.

O repertório de aulas-espetáculos de Ariano foi extenso ano passado: em novembro, ele encerrou a 8ª edição do congresso literário da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) com uma sobre o compositor pernambucano Capiba; em dezembro, realizou um sonho e se apresentou no picadeiro de um circo.

ELEIÇÕES NA APL
Segundo o presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, Ariano, que ocupa a cadeira nº 35 da instituição desde 2000, além de vir à Paraíba receber a honraria inédita da PGE-PB, vem também votar pela primeira vez em uma eleição no Casarão da Duque de Caxias.

Trata-se do pleito para a sucessão da cadeira nº 17, vaga desde a morte do ex-presidente da APL Joacil de Britto, morto em agosto de 2012.

"As inscrições (para a vaga) foram abertas no ano passado e contamos com a candidatura única do desembargador Marcos Cavalcanti", informa Damião Ramos Cavalcanti, que confirmou a participação de Ariano na eleição realizada amanhã, das 8h às 12h, na sede da APL, em João Pessoa.

Nascido em Mamanguape (48 quilômetros de João Pessoa), o desembargador Marcos Cavalcanti tem 13 livros publicados, entre títulos jurídicos, de história, religião e espiritualidade.

Concluiu seus primeiros estudos no Colégio Arquidiocesano Pio XII e no Lyceu Paraibano. É formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi juiz de direito e juiz eleitoral nas comarcas de Belém, Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa.

Segundo Marcos Cavalcanti, sua candidatura reflete a contribuição dada por sua bibliografia, na qual está para ingressar um livro inédito sobre a arquitetura barroca colonial da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro de João Pessoa.

"Caso eleito, com a permissão da presidência, evidentemente, pretendo lançar este livro já na programação da APL", afirma Marcos Cavalcanti, que prevê a publicação do volume, em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês), voltado para turistas, pela editora Moura Ramos.

Sobre a possível sucessão ao posto de Joacil de Britto, com quem afirmou ter boas relações, o desembargador refletiu que é uma responsabilidade que aumenta "pelo homem admirável e grande jurista" que foi o seu antecessor.

"Joacil era o que eu chamo de polígrafo: uma pessoa que escreve sobre todos os temas", disse Marcos Cavalcanti, que lembrou-se das facetas de político e poeta de Joacil, autor do hino do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), que chegou a presidir.