O palco como aldeia

Balé Popular da UFPB abre programação desta terça-feira (16) do ‘Festival Aldeia Sesc’; apresentações são gratuitas.

Começou ontem em João Pessoa o Festival Aldeia Sesc, evento com apresentações gratuitas de teatro, dança e cultura popular promovidos diariamente, até a próxima sexta-feira, no Teatro Santa Roza.

Hoje, a partir das 19h30, a programação começa com o Balé Popular da Universidade Federal da Paraíba executando a coreografia Ambiguidades, Pequenas Coisas a Serem Ditas, de Maurício Germano; a seguir, o Grupo Explosão Nordestina apresenta Auto Boi de Reis, espetáculo dirigido por Zé Hilton.

O destaque da noite fica por conta de Cru, do Grupo Plágio de Teatro, peça dirigida por Sérgio Sartório e Alexandre Ribondi, dupla que desde 2007 conduz o núcleo de atores de Brasília (DF).

Cru tem como protagonistas um jagunço, um travesti e um forasteiro que chega a uma pequena cidade carregando um segredo. A atração ganhou o prêmio de melhor texto original no 2º Festival Nacional de Teatro de Goiânia (GO), em 2010, e foi eleito o melhor espetáculo segundo o júri popular do 12º Festival de Teatro de Americana (SP), no mesmo ano.

A agenda da noite ainda inclui a performance Augusto de Além Túmulo, solo do ator Maurício Soares, e Amor ou Loucura?, do repertório do Gruxo Complexo de Teatro sob a direção de Renilson Targino.

Este ano, o Festival Aldeia Sesc homenageia o ator Nanego Lira e o diretor Geraldo Jorge. No Sesc-Centro, organizador do evento, ocorrem oficinas e debates com os grupos convidados.

Confira a programação

HOJE
Ambiguidades, Pequenas Coisas a Serem Ditas
Auto Boi de Reis
Cru
Augusto de Além Túmulo
Amor ou Loucura?
AMANHÃ
Por Que não Servem Pizza no Natal
Pólvora e Poesia
A Cultura e o Preconceito
Drugs
Enquanto Nibiru Não Vem
QUINTA-FEIRA
O Rico Avarento
Bulir ou Não BUlir?
O Swing do Afro
A Cor e a Cultura do Povo Baiano, Herança do Povo Africano
Sarau Poético
Sopa de Letras
SEXTA-FEIRA
Os Profetas da Comédia
Cotton Club
Eu, Vós, Eles
Pastoril Profano
* Todas as apresentações são gratuitas, no Teatro Santa Roza, a partir das 19h30