Óculos de grau se tornam mais do que meros acessórios

Óculos de grau se tornam mais do que meros acessórios para correção de problemas de visão

Há muito tempo os óculos de grau deixaram de ser meros acessórios para correção de problemas de visão e hoje fazem parte do look de quem vive antenado com a moda e quer aliviar a expressão de seriedade atribuída a essa peça. Para fugir do tradicional, as armações aparecem coloridas, estampadas e em materiais nobres que proporcionam mais conforto. Além disso, a inspiração em elementos do passado, como os modelos que fizeram sucesso na década de 60, resgatam o charme feminino.

Para você ficar por dentro do que está em alta e escolher o modelo certo para usar, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com o designer óptico Francisco Ventura, que há mais de 25 anos trabalha na criação de óculos exclusivos para famosas marcas do Brasil e do exterior, e também com o produtor de moda e professor do Unipê, Alexandre Nepomuceno. Na opinião desses profissionais, o estilo retrô e as armações coloridas caíram no gosto dos brasileiros e deve continuar pelo menos até o próximo inverno.

E quando o assunto é óculos colorido, a criatividade fica ainda mais aguçada, tanto da parte dos criadores, quanto de quem usa.

“Os óculos evoluíram muito nos últimos anos e a mistura do acetato com a celulose na confecção das armações atende à necessidade do estilista e dos designers, principalmente porque a moda está bem colorida. Então, há uma tendência forte de misturas de cores nas lentes, uma cor mais forte na parte externa e outra cor de contraste por dentro”, explicou Ventura. O designer já prepara as coleções para o próximo verão, que deve trazer lentes com cores fortes, como o azul, pink, verde, preto e fuccia.

“Se você gosta de acompanhar a moda tem que ter uma peça com armação de cor”, revela.

O produtor Alexandre Nepomuceno acrescenta ainda que as armações coloridas para óculos de grau vêm também com brilho e em tons inspirados nas pedras preciosas e podem ser usadas independente do look. “Vale aqui adequar a cor ao seu tom de pele e saber a armação que mais se adapta ao seu rosto. No mais, usar sem medo e não achar que tem que combinar com a cor de sua roupa”, sugere.

Além dos óculos no estilo ‘wayfarer’, os óculos de grau com armações em formatos mais retangulares também continuam.

“Há, por exemplo, o estilo Geek-chic, com modelos de armação grande, em acetato preto ou tartaruga, trazendo para a moda o estilo antes ligado a uma estética anti-fashion, chamada nerdy”, explica Alexandre. Para Ventura, outra novidade dos óculos de grau é a mistura de materiais, como o acetato trabalhado com metais nobres. De acordo com o designer, nesse caso os modelos sugerem peças mais futuristas. “Os detalhes do metal são sempre interessantes, principalmente no acabamento e o metal também tem essa proposta fashion futurista, por conta do brilho”, acrescenta. (Especial para o JP)

É importante saber sobre óculos

Tendência
Formatos mais arredondados e lentes em formato ‘gatinha’ são um dos elementos da onda retrô que invadiu a moda e há muito tempo tem sido tendência nas coleções de óculos, e os modelos em grau não ficam de fora. A inspiração vem das peças que encantaram os jovens nas décadas de 60 até 80. Os modelos aparecem revisitados, com lentes em tamanhos variados e armações com as cores das tendências. “A influência retrô está forte na moda e, para os óculos, a linha redonda simétrica nos mais diferentes tamanhos tá muito forte; para as mulheres, o modelo ‘gatinha’ se adapta a qualquer rosto”, explica Ventura.

Como escolher o formato certo
Para escolher os óculos certos, é necessário observar o formato do seu rosto. Um truque genérico que quase sempre dá certo é para quem tem rosto arredondado, escolher óculos em formato quadrado. Já quem tem rosto com traços quadrados, a opção são os óculos arredondados. O estilo ‘wayfarer’ combina, geralmente, com qualquer tipo de rosto.
Outra dica é não escolher armações com hastes muito compridas, que fiquem ‘sobrando’. “Um truque simples é de frente ao espelho desenhar com batom o contorno do rosto e assim, saber se é oval, redondo, triangular, etc”, sugere Alexandre Nepomuceno.

Óculos de grau e maquiagem
Para produzir uma maquiagem que se destaque por trás das lentes o truque é valorizar as sobrancelhas e destacar os olhos. O cabeleireiro Lauro Araújo explica que o tom das cores usado na maquiagem pode variar de acordo com a cor da armação dos óculos. “Tem que tomar um cuidado porque tem armações e modelos de óculos que já destacam o olhar. Geralmente as lentes coloridas ficam bem com uma maquiagem com o ar mais natural”, completa. Nesse caso, usar apenas um delineador já é o suficiente. Observe se o grau da lente faz seu olho parecer menor ou maior. Dessa forma, você pode equilibrar o contorno dos olhos.

Além de valorizar os olhos, outro truque é arquear as sobrancelhas. Para isso, Lauro Lima sugere uma ‘limpeza’ e evitar modelos que escondam essa parte do rosto.