Orquestra da UFPB apresenta concerto especial nesta sexta-feira

Apresentação acontece no Espaço Cultural, a partir das 20h30.

Orquestra da UFPB apresenta concerto especial nesta sexta-feiraA Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza sexta-feira (10) um concerto, trazendo em seu repertório obras de compositores ligados ao Departamento de Música (DeMUS) da UFPB. A apresentação acontece as 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é franca.

Trata-se do concerto intitulado “Música Concertante da Paraíba”, onde serão executadas obras de integrantes do Laboratório de Composição Musical (COMPUMUS), que é um grupo de pesquisa que abriga professores e alunos do DeMUS.

Este concerto é o primeiro da série Kaplan, que homenageia o compositor, arranjador, maestro e ex-professor do DeMUS José Alberto Kaplan (1935-2009). Esta série contempla a produção do COMPOMUS, resultando em dois concertos marcados para este mês. O segundo concerto está marcado para o dia 24 próximo.

No repertório, serão apresentadas obras de diversos matizes estéticos, sobretudo no espectro da música contemporânea, fruto de pesquisas musicais dos integrantes do COMPOMUS. Com algumas estreias mundiais, o repertório contemplará obras dos compositores Eli-Eri Moura, Marcílio Onofre, Samuel Cavalcanti, Orlando Alves, Wilson Guerreiro, Ticiano Rocha, Arimateia de Melo, Jorge Ribas e Rogério Borges.

Como solistas, o concerto conta com Marco Barcellos (flauta doce), Ayrton Benck (trompete), Érico de Oliveira (flugelhorn), Heleno Feitosa (fagote), Conceição Benck e Gabriela dela Bianca (flautas), Pedro Feire (marimba), Ester Xavier (saxofone barítono), Alexandre Magno (trombone alto) e Ravi Shankar (corne inglês). A regência é do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.