Orquestra Sinfônica da PB voltará em maio

OSPB está preparando sua volta na programação da 14ª edição do Festival Nacional de Arte – Fenart.

“Estamos trabalhando para oferecer à população o melhor repertório possível”, garante Luiz Carlos Durier, Maestro-Titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), que está preparando sua volta na programação da 14ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenart), previsto para maio.

O evento marcará a reinauguração do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, após a sua primeira grande reforma em mais de 30 anos de existência do equipamento, com um investimento de R$ 20 milhões.

De acordo com Durier, além de uma sala exclusivamente para ensaios, a orquestra terá a sala de concertos no ex-Cine Banguê, que será rebatizado, mas o novo nome permanecerá em suspense até o Fenart. “A sala foi repensada, refeita e melhorada”, informa. “A orquestra vai ficar mais perto do público, o palco será maior e terá um novo tratamento acústico”.

Praticamente inativa no ano de 2013, a OSPB apresentou Luiz Carlos Durier como seu novo regente em setembro, substituindo o maestro gaúcho Alex Klein (que tinha assumido a OSPB em janeiro de 2012).

“A parada foi estratégica para repensar as atividades, principalmente a educacional”, explica Durier. “Não queríamos colocar expectativas que não sejam concretas. Não se faz uma orquestra da noite para o dia. Temos que refazer toda a estrutura e sonoridade, pensar num repertório tecnicamente e artisticamente recente”.

O maestro frisa que a sinfônica inaugurará arranjos da MPB e que o Fenart está entrando em contato com um grande artista popular para participar da abertura do evento junto com a orquestra. Segundo Durier, a seção Jovem também participará do festival, que terá como homenageado da edição o escritor Augusto dos Anjos (1884-1914).

Fundada em 4 de novembro de 1945 pelo professor Afonso Pereira da Silva, a OSPB em breve estará de volta para dar procedimento ao seu tradicional legado musical para o Estado. “A orquestra sempre vai tocar bonito e bem!”, garante o seu maestro-titular.