icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

OSPB fará concerto ao som das harpas

Concerto será nesta quinta-feira (20), às 21h, no Cine Banguê do Espaço Cultural, em Tambauzinho. A entrada é aberta ao público e terá como destaque a harpista Vanja Ferreira.

Publicado em 20/10/2011 às 6:30

Depois de passar pelas mãos de seu ex-regente titular, Marcos Arakaki, as batutas da Orquestra Sinfônica da Paraíba voltam para casa nas mãos do maestro auxiliar da OSPB, Luiz Carlos Durier, que está à frente da orquestra no concerto gratuito marcado para hoje em João Pessoa, às 21h, no Cine-Teatro Bangüê.

Executando um repertório composto pelas peças 'King Stephan, Op. 117' (de Beethoven), 'Danças para Harpa e Orquestra de Corda' (de Debussy) e 'Sinfonia N. 1 em Sol menor, Op. 7' (de Nielsen), a sinfônica do estado recebe como convidada especial a harpista carioca Vanja Ferreira, que falou ao JORNAL DA PARAÍBA sobre a apresentação desta noite.
Um dos nomes selecionados pelo programa 'Rumos Música' do Itaú Cultural no ano passado, Vanja participa com a performance de uma obra que, segundo ela, "foi originalmente composta para harpas cromáticas, com cordas cruzadas", explicou a instrumentista, uma das figuras mais atuantes na difusão da sonoridade da harpa nas universidades e formações de grupos musicais do país afora.

"Dividida em duas partes, uma dança sacra e outra profana, a peça foi encomendada a Claude Debussy por Pleyel, fabricante daquele tipo de harpa no século passado", destacou Vanja.
"Imagine, então, o grau de dificuldade que as danças oferecem para que sejam tocadas por uma harpa sinfônica, de pedais", completa a carioca, que estende sua atividade como catedrática de música por estados como Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Jaguará do Sul.

"Debussy é um dos compositores impressionistas de maior importância", atesta a harpista. "Ele foi o primeiro a transmitir, na música, esta sensação que antes só era conquistada nas artes plásticas: a de leveza em meio a camadas", complementa Vanja, uma das coordenadoras do Encontro Nacional de Harpistas, que ocorre em Santa Catarina.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp