Paulo Ró despede-se de ‘Cantus Popularis’

Em show que acontece na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, músico Paulo Ró, encerra turnê do seu novo trabalho.

O músico Paulo Ró despede-se hoje, em João Pessoa, da turnê de Cantus Popularis (2011), seu mais recente trabalho. O show será às 21h, na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Ró, que lançou o disco na capital, em 2011, e desde então percorreu as cidades de Sousa (no Sertão) e Natal (RN) com sua pesquisa focada nas raízes populares, vai fazer uma pausa da temporada de apresentações para se dedicar a uma nova empreitada: a musicalização dos poemas do escritor gaúcho Lau Siqueira.

"Possivelmente será o último show deste projeto", confirma Paulo Ró, que estará acompanhado, no palco, dos músicos Helinho Medeiros (acordeom), Uirá Garcia (guitarra), Ranieri Travassos (contrabaixo), Italan Carneiro (bateria) e o trio formado pelas cantoras Ernestina, Dani e Glória.

"Os músicos que me acompanham são excelentes e, por esta razão, muito ocupados", elogia Ró, que contará com um novo time de parceiros para a missão de adaptar os poemas de Lau: "Eu convidei Rudá Barreto (guitarrista, filho de Adeildo Vieira) e Dida Vieira (cantora, irmã de Adeildo) porque neste próximo disco vou trabalhar apenas como músico", antecipa. "Eu fiquei procurando uma cantora que tivesse a ver com o trabalho, afetivamente, e achei Dida, de quem gosto muito e que tem uma voz muito característica".

A nova banda, segundo ele, já está ensaiando o repertório extraído dos versos do autor de Poesia Sem Pele (2011), que também tem composições em colaboração com artistas como Eleonora Falcone e Erica Maria. "Até o fim do ano o CD deve estar pronto", garante Paulo Ró.

No repertório do show desta noite, que integra a programação da ‘Usina da Música’, o fundador do Jaguaribe Carne junto com o seu irmão, Pedro Osmar, relembra temas tradicionais de cidades como Lucena (na Zona da Mata), Monteiro (Cariri) e Pombal (no Sertão), redutos de cambindas brilhantes, mazurcas, congos, cirandas e cocos de roda.

Além das canções de domínio popular, há entre as faixas presentes no álbum de 2011, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, parcerias com o compositor Vergara Filho como ‘Na força da lua’, ‘Lancear’ e ‘Quem nos guia’. Em Cantus Popularis, as três músicas encerram o CD e foram remixadas pelos DJs Marcelo Macedo e Tudo (Alfredo Bello).

‘Tia Beta’, que também estará no show, fez parte da trilha sonora do documentário homônimo de Marcus Villar sobre uma contadora de histórias da região de Cabedelo (a 15 quilômetros de João Pessoa).