Pé na estrada e dedos no piano

Projeto ‘Um Piano pela Estrada’ traz o pianista Arthur Moreira Lima em concerto gratuito no Ponto de Cem Réis, nesta quinta-feira (19).

Há quem ache Mozart, Beethoven, Chopin, Bach e Villa-Lobos chatos de galocha. Se depender dos hábeis dedos no piano e da simpatia do renomado Arthur Moreira Lima, os ouvidos de quem nunca escutou tais compositores vão ‘agradecer’ pela sonoridade.

Nesta quinta-feira, às 19h30, o consagrado pianista apresenta o projeto ‘Um Piano Pela Estrada’, em João Pessoa. "Estou já chegando a 500 apresentações", informa um empolgado maestro, em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA.

Dispensando a montagem de um palco, as apresentações são realizadas em uma estrutura especialmente adaptada: um caminhão-teatro, que estacionará no Ponto de Cem Réis.

O concerto gratuito, intitulado ‘Brasil Sertões 2’, traz todo o universo da música clássica de Mozart e cia., mas também dedilha a MPB que leva a alcunha de ‘clássicos’, oriundos de músicos como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, transpondo as cordilheiras argentinas, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

"Minha filosofia é o seguinte: tocar música clássica que se tornou popular e música popular que se tornou clássica", define o maestro na escolha de seu repertório.

Por isso, o público apreciará desde "Jesus alegria dos homens”, de Bach, passando por "O trenzinho do caipira”, de Heitor Villa-Lobos, até o chorinho do piano em “Carinhoso”, de Pixinguinha, e "Asa branca", do centenário Gonzagão.

O público terá também uma verdadeira aula como parte da educação auditiva e intelectual. Moreira Lima interagirá com a plateia, dividindo seus conhecimentos sobre as obras, seus autores e as suas particularidades. "Não faço para as pessoas entenderem, faço para elas apreciarem", observa. "Tem gente que entende tanto que nem precisam ir mais aos concertos", brinca aos sorrisos.

A iniciativa tem aprovação do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Ultragaz e apoio local da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

VIOLA SALVE A RAINHA
Um solista que tem na sua bagagem uma apresentação à Rainha Elisabeth da Bélgica, no Palácio Real de Bruxelas, além de três indicações ao Grammy.

O violonista norte-americano Richard Young é o convidado especial para o concerto desta quinta-feira da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), sob a regência do maestro titular Alex Klein.

A apresentação gratuita acontece no Cine-Teatro Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa, às 20h, e faz parte da programação da 2ª edição do Encontro de Escritores da UBE/Seção PB (leia mais na página 3).

Depois de ser regida especialmente pelo sueco Carlos Spierer, no mês passado, o instrumentista é a segunda atração internacional convidada pela orquestra.

Young apresentará duas obras brasileiras: “Brasiliana”, de Edino Krieger, peça baseada no Aboio nordestino, e “Fantasia”, de Villa-Lobos.