Peninha ensaia hits em DVD

O lançamento é o primeiro material em vídeo da carreira.

"Eu sou um cara que homenageia a minha própria obra", diz Peninha, sem se incomodar com a eterna associação de seu nome a hits como ‘Sonhos’ e ‘Sozinho’.

É com as duas canções, por sinal, que ele abre o DVD Peninha – Ensaio (Warner, R$ 49,90), registro do programa da TV Cultura de que participou ano passado no Dia dos Namorados, data mais do que apropriada para um compositor onipresente nas playlists românticas.

"Quando eu gravei ‘Sonhos’, entre 1977 e 1978, ela foi um baita primeiro lugar, mas a música era considerada brega: este é que era o termo usado", resmunga Peninha, que reconhece ter alçado um outro patamar quando teve sua canção gravada por Caetano Veloso no LP Cores, Nomes (1982).

"Caetano colocou a música em um outro plano. Ele estendeu a ‘vida útil’ da música, que foi gravada até fora do Brasil", afirma Peninha.

Se o artista se incomoda com o fato de suas canções ganharem versão de barzinho, roda de pagode, micaretas e show de rodeio? "Eu não fico chateado não. Sou um compositor popular e fico feliz quando as pessoas cantam e conhecem minhas músicas. Fico contente e não tenho nada contra não", reitera.

‘Sonhos’, porém, chegou a ser tão solicitada por outros artistas que Peninha teve que dar uma ‘freada’ na cessão dos direitos de gravação: "Eu tive que segurar um pouco porque tinha muita gente gravando. Até que a Marisa Monte cantou, veio a internet e perdi o domínio dessa coisa toda".

O DVD finaliza com outro sucesso irrefreável: ‘Adoro amar você’. O repertório, segundo Peninha, foi improvisado na medida em que ele foi "pego de surpresa" pelo diretor do programa ‘Ensaio’, Fernando Salles.

"O ensaio é um programa muito antigo e tradicional. Se eu soubesse que ia sair em DVD, teria ido mais preparado: são cinco músicos no palco, quase uma família. Acho que não tem nada editado ali. Foi o que rolou. O nome do programa é ‘Ensaio’, mas não teve ‘ensaio", brinca.

O lançamento é o primeiro material em vídeo da carreira. Peninha revela, porém, que tem pretensões de lançar um novo DVD futuramente, com participações especiais e novas composições.

"Tenho que fazer um trabalho com músicas novas, mas devagar, sem estresse. Afinal, o que vou fazer depois?"