Quadrilha junina Moleka 100 Vergonha tem utilidade pública reconhecida na Paraíba

Reconhecimento publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Estado. Junina é premiada e já tem elenco definido para 2023.

Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha vence festival em Campina Grande | Foto: Reprodução/TV Paraíba

A premiada quadrilha junina Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande, recebeu o reconhecimento por sua utilidade pública na Paraíba. A lei que oficializa o reconhecimento foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A Moleka 100 Vergonha é uma das juninas mais premiadas do Nordeste. Em 2022, venceu o Festival de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, cidade d’O Maior São João do Mundo. Na etapa estadual, o grupo ficou em segundo lugar, mas em anos anteriores a junina foi campeã das etapas regional e nacional, além de vencer o concurso da Globo Nordeste.

Quadrilha junina Moleka 100 Vergonha tem utilidade pública reconhecida na Paraíba
Ensaio da ‘Moleka 100 Vergonha’ em 2019. / Foto: Arquivo Pessoal/Carla Miranda

Para 2023, a expectativa é de um espetáculo ainda mais elaborado, com o tema “É de tirar o chapéu”. O elenco das apresentações, inclusive, já começou a ser divulgado pela Moleka, como carinhosamente é chamada a quadrilha junina. O primeiro ensaio acontece no dia 8 de janeiro do ano que vem.

O presidente da junina, Mahatma Vieira, falou sobre a conquista do reconhecimento.

Acreditamos que o trabalho que as quadrilhas juninas prestam, e que a Moleka presta, realmente é de utilidade pra sociedade. Esse reconhecimento abre portas que podem movimentar o meio cultural junino. Não é só um título, é um reconhecimento de um trabalho de 23 anos!”, disse.

O reconhecimento pela utilidade pública do grupo veio após iniciativa do deputado Moacir Rodrigues, e a lei entra em vigor a partir desta quinta (29), dia de sua publicação.