Quando a vida real invade a ficção

Editor-chefe de jornal comunitário vai ajudar autora de novela a criar personagens inspirados na realidade.

Em novembro de 2010, o editor-chefe de 16 anos do jornal comunitário ‘Voz das Comunidades’, Renê Silva, ficou conhecido por relatar em tempo real no Twitter a ocupação do Complexo do Alemão pelas Forças de Segurança. Agora, ele fará participações em ‘Salve Jorge’ (Globo) -como ele mesmo- e ainda ajudará a autora Gloria Perez a dar um tom de realidade à trama.

Ele vem dando dicas à escritora de personagens reais que podem fazer aparições na novela -que tem o Complexo do Alemão como cenário. A favela é palco do romance entre Morena (Nanda Costa), uma moradora local, e Théo (Rodrigo Lombardi), capitão da cavalaria que comanda a entrada dos militares no morro. A pacificação é um dos temas centrais do folhetim, que também aborda o tráfico humano.

Mas há ainda um personagem inspirado no próprio Silva. Seu nome é Sidney (Mussunzinho) e ele é um repórter idealista, que cobre para o jornal comunitário o cotidiano da favela.

Silva afirma que a trama se propõe a abordar as questões sociais recorrentes no Alemão da forma mais real possível. “É aí que o ‘Voz das Comunidades’ entra. Os repórteres tratarão de problemas como falta de luz e ruas esburacadas, além de divulgar eventos e a arte local’’, conta, referindo-se ao jornal real criado por ele e que circula com 5 mil exemplares na favela.

O estudante foi convidado em abril para ser redator do programa ‘Esquenta’’, de Regina Casé. Em 2011, colaborou com a roteirista de ‘Malhação’, ajudando na composição do núcleo da favela fictícia Comunidade dos Anjos.