Sci-fi ao tempero inglês

Exposição no hall do CinEspaço traz gênese da ficção científica, a mostra acontece até a próxima  terça-feira (17) e é gratuita.

Em cartaz no hall do CinEspaço, em João Pessoa, a exposição Sci-fi Exhibition Photos mergulha na historiografia de um produto que, como o futebol, é de origem inglesa, mas hoje arrebata fãs de todo o mundo, sendo febre no Brasil: a ficção científica.

Nascida como um gênero literário: à semelhança do Frankstein (1818) de Mary Shelley (1797-1851), uma criação híbrida, misto da fantasia de seus criadores e das descobertas no âmbito das ciências naturais, a hoje apelidada de ‘Sci-Fi’ ou ‘SF’ se propagou através da cultura de massa, tendo atualmente grandes representantes também no cinema, nos quadrinhos e até na música.

Stanley Kubrick (1928-1999) é uma das referências constantes de uma mostra de fotografias e toyarts que se centra basicamente em autores de livros e de HQ´s seguidores do gênero.

É o caso de Arthur C. Clarke (1917-2008), escritor e inventor britânico que abasteceu a imaginação de Kubrick com a história em que se baseou o roteiro de uma de suas maiores realizações do cineasta americano: 2001 – Uma Odisseia no Espaço (2001 – A Space Odyssey, EUA, Inglaterra, 1968).

Outra referência mais tímida é David Bowie, cuja ‘Space oditty’ (single lançado em 1969) embalou um fato que só parecia possível nas páginas de um Aldous Huxley (para ficar entre os compatriotas da Rainha): a aterrissagem da Apollo 11 na Lua, primeiro corpo celeste que visitamos.

Há ainda toda uma ala dedicada a Alan Moore, o mago dos quadrinhos, gênio por trás de novelas gráficas como V de Vingança (da década de 1980) e Watchmen (idem), ambas adaptadas para os cinemas em versões hollywoodianas dos anos 2000.

Sci-fi Exhibition Photos investiga também a gênese da ficção científica, citando nomes da chamada de ‘proto-ficção científica’, como Jonathan Swift (1667-1745), irlandês que escreveu a distopia (o inverso da utopia) As Viagens de Gulliver em 1726, motivando uma série de adaptações tanto para o cinema quanto para a televisão e quadrinhos.

A exposição foi trazida de São Paulo pela Cultura Inglesa da Paraíba. Ela teve sua primeira visitação no 15º Cultura Inglesa Festival, em julho do ano passado, e fica em cartaz no Mag Shopping até a próxima terça-feira.

Serviço
• Sci-Fi Exhibition Photos. No MAG Shopping (Av. Flávio Ribeiro Coutinho, s/nº, Manaíra, João Pessoa – tel.: 3246.9088/ 3246.9023), diariamente, das 10h às 22h. Até 17/1. Gratuito.