Censura vetou música de Chico Buarque sobre a Revolução dos Cravos, que faz 50 anos

Nesta quinta-feira, 25 de abril de 2024, a Revolução dos Cravos completa 50 anos, e os portugueses vão comemorar. A Revolução dos Cravos, naquele 25 de abril de 1974, também uma quinta-feira, derrubou o regime salazarista, que se estendeu por 41 anos, e iniciou a restauração da democracia em Portugal.

No Brasil, já durava uma década a ditadura que começou em março/abril de 1964 com a deposição do presidente João Goulart. Enquanto os portugueses punham fim à ditadura salazarista, no Brasil, o quarto e penúltimo presidente do ciclo militar, o general Ernesto Geisel, começava um mandato de cinco anos.

Chico Buarque fez uma música inspirado na Revolução dos Cravos, e ela se chama Tanto Mar. “Foi bonita a festa, pá/Fiquei contente…” – lembram? A música foi vetada pela Censura e apareceu em versão instrumental, sem a letra, no álbum Chico Buarque e Maria Bethânia ao Vivo, lançado em 1975.

Só ouvimos Tanto Mar com letra no álbum que Chico Buarque lançou em 1978. O Brasil caminhava lentamente para a abertura política, e o disco, além de Tanto Mar, trazia pelo menos mais duas músicas que estavam proibidas: Cálice (parceria de Chico com Gilberto Gil) e Apesar de Você.

Na letra de Tanto Mar, Chico Buarque se mostra frustrado com os primeiros resultados da Revolução dos Cravos (“Já murcharam tua festa, pá…”), mas se inspira no fim da ditadura em Portugal para sonhar com o fim da ditadura brasileira (“Canta a primavera, pá/Cá estou carente…”).