Disco de estreia, há 60 anos, não indicava que os Rolling Stones seriam a maior banda de rock’n’ roll do mundo

Os Rolling Stones comemoraram 60 anos em 2022. Tomaram como referência o 12 de julho de 1962, dia em que fizeram o primeiro show no Marquee Club, em Londres. Mas há uma outra data a considerar, 11 meses mais tarde: 7 de junho de 1963, quando a Decca – que rejeitou os Beatles e não quis errar mais uma vez – colocou no mercado o primeiro single da banda. Sendo assim, os 60 anos dos Rolling Stones poderiam ter sido comemorados nesta quarta-feira, 7 de junho de 2023.

Single nos países de língua inglesa. Compacto simples aqui no Brasil. Na Inglaterra, nos Estados Unidos, um disquinho de oito polegadas em 45 rotações por minuto. No Brasil, igualmente um disquinho de oito polegadas, só que em 33 rotações por minuto.

Os Rolling Stones debutaram no mercado fonográfico com um single. No lado A, um rock de Chuck Berry: Come On, que o autor gravara em 1961. No lado B, um blues de Willie Dixon: I Want To Be Loved, de 1955, sucesso na voz do bluesman Muddy Waters.

Chuck Berry e Willie Dixon, pretos e americanos. Gente do blues, do R & B, da primeira geração do rock. Naquele single, na escolha daquelas duas músicas, já estava definido o interesse dos jovens britânicos por um tipo de música que não era da Inglaterra. Atravessava o Atlântico, vinda dos Estados Unidos.

Na estreia, os Rolling Stones eram um quinteto formado por Mick Jagger (vocal), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Bill Wyman (baixo) e Charlie Watts (bateria).

Passando por Mick Taylor, que entrou no lugar de Brian Jones, e tendo Taylor substituído por Ronnie Wood, foram um quinteto até o início dos anos 1990, quando Wyman deixou o grupo.

Com a morte de Watts, em 2021 os Rolling Stones deixaram de ser um quarteto. Perto do fim da longa estrada, agora com 60 (ou 61) anos, o trio formado por Mick Jagger (80 anos em julho), Keith Richards (80 em dezembro) e Ronnie Wood (76) ainda ostenta o título de maior banda de rock’n’ roll do mundo.

Fecho com o áudio do compacto de estreia dos Rolling Stones. Há 60 anos.