Pare tudo e ouça um dos melhores solos de guitarra dos anos 1970

O paraibano José Teles, jornalista que atua no Recife, escreveu recentemente um texto sobre guitarristas e solos de guitarra. Ele apontou um solo pouco conhecido como um dos melhores da década de 1970. Talvez até o melhor. Concordo com Teles e trago o assunto aqui para a coluna para dividir com leitores e leitoras a sua beleza.

O ano era 1973. Antes de deixar Yoko Ono e sair de casa para cair na gandaia, John Lennon gravou um disco: Mind Games. Não foi bem recebido, mas sempre gostei muito desse trabalho de John. Tem faixas ótimas. Aisumasen (I’m Sorry), uma delas, não fez sucesso, e só quem é fã costuma lembrar dessa canção.

É em Aisumasen que está o solo de guitarra destacado por José Teles em seu texto. Tudo é muito bonito nessa canção – letra, melodia, arranjo, performance vocal. E o solo do guitarrista David Spinozza. Músico de sessão e produtor, Spinozza tem em seu currículo gravações com Paul McCartney, Ringo Starr e Paul Simon.

O solo de Aisumasen é perfeito. Parece com um improviso, mas lembra também um solo escrito para parecer com um improviso. Como ouvi centenas de vezes ao longo dos 50 anos que nos separam do lançamento do álbum Mind Games, posso dizer que memorizei nota por nota, e ele me soa cada vez melhor.

O solo de David Spinozza começa aos 3 minutos e 30 segundos da faixa e dura 1 minuto e 15 segundos. Ouçam.

AISUMASEN (I’M SORRY)

John Lennon, 1973