Primeiro álbum dos Rolling Stones faz 60 anos

Atualmente reduzidos a um trio, os Rolling Stones estão saindo em turnê pelos Estados Unidos. É a Hackney Diamonds Tour. Hackney Diamonds é o título do álbum de inéditas que a banda lançou em outubro de 2023, depois de um intervalo de 18 anos.

O início da nova turnê dos Rolling Stones coincide com o sexagésimo aniversário do lançamento do primeiro álbum deles. O disco, que se chamava apenas The Rolling Stones, foi posto no mercado britânico pela gravadora Decca no dia 17 de abril de 1964. Esta é a sua capa.

Primeiro álbum dos Rolling Stones faz 60 anos

Na ponta esquerda, está Brian Jones, o guitarrista, que se comportava como o líder da banda. Na ponta direita, está Mick Jagger, o frontman, que viria a ser o verdadeiro líder do grupo. Entre eles, da esquerda para a direita, estão o guitarrista Keith Richards, o baixista Bill Wyman e o baterista Charlie Watts.

O intervalo entre o primeiro single e o primeiro álbum foi de quase um ano. Come On/I Want To Be Loved havia sido lançado em junho de 1963. Entre o single de estreia e o álbum de estreia, houve mais dois singles: I Wanna Be Your Man/Stoned e Not Fade Away/Little By Little.

As seis músicas dos três singles não entraram no primeiro LP dos Rolling Stones. O repertório era composto de 12 faixas inéditas. Mas The Rolling Stones não é um disco autoral. É um álbum de covers do que eles gostavam (blues, R&B, soul, rock americano) e costumavam tocar nas apresentações ao vivo.

Route 66, que abre o álbum, já tinha quase 20 anos quando foi gravada pelos Rolling Stones. Já era um clássico da música americana com muitos registros, de Bing Crosby a Nat King Cole. O cover dos Rolling Stones é no estilo Chuck Berry. Berry, um dos ídolos e modelo de guitarrista para Keith Richards.

De Chuck Berry, o disco traz um dos seus grandes números, Carol, em versão fielmente berryana. Do baixista Willie Dixon, figura lendária do blues, os Rolling Stones oferecem um cover de I Just Want To Make Love To You. Já Honest I Do remete a Jimmy Reed, outra lenda do blues.

I’m a King Bee é Slim Harpo, que notabilizou o uso da harmônca no blues, instrumento ao qual Mick Jagger logo aderiu e o acompanha até hoje. Can I Get a Witness é soul music. E é Marvin Gaye, que, no início dos anos 1960, encantou tanto os jovens Rolling Stones quanto os jovens Beatles.

Para as criações coletivas nas faixas Now I’ve Got a Witness e Little By Little, os Rolling Stones usam uma assinatura inventada: Nanker/Phelge. Tell Me é a única faixa assinada pela dupla Mick Jagger/Keith Richards. Foi lado A de single nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o disco de estreia dos Rolling Stones foi lançado no final de maio de 1964 e ganhou um subtítulo: England’s Newest Hit Makers. A faixa de abertura não é Route 66, mas Not Fade Away. Da versão britânica, Mona foi a faixa limada para dar lugar a Not Fade Away, esta, melhor do que aquela.

No álbum de estreia, há seis décadas, os Rolling Stones soavam sujos, toscos, rudimentares. Apenas um esboço daquilo no que logo se transformariam. Diante da assinatura de Mick Jagger & Keith Richards em Tell Me, ninguém poderia supor que, um dia, eles seriam os poderosos Glimmer Twins.