Sequela respiratória da Covid mata o mais importante dos guitarristas de Paul McCartney

No dia cinco de dezembro de 1973, foi lançado o álbum Band on the Run. Nesta terça-feira. cinco de dezembro de 2023, dia em que o disco completou 50 anos, morreu Denny Laine, o guitarrista que, ao lado de Paul e Linda McCartney, esteve na formação e durante toda a existência do grupo Wings.

Wings foi o grupo que McCartney formou no início da década de 1970, depois da separação dos Beatles. Com ele, Paul gravou oito dos seus dez discos dos anos 1970: sete álbuns de estúdio e um triplo ao vivo.

No Band on the Run, o Wings é somente um trio: Paul, Linda e Denny Laine. O grupo teve outros integrantes e chegou a ser um quinteto. Mas seu núcleo duro foi sempre esse trio: Paul, Linda e Denny Laine.

Na minha opinião, a melhor formação do Wings é aquela dos álbuns de estúdio Venus and Mars (1975) e Wings at the Speed of Sound (1976) e do triplo ao vivo Wings Over America (1976).

Se você quer ver o Wings em grande performance, procure o documentário Rock Show, que mostra a banda em turnê pelos Estados Unidos em 1976.  Há uma cópia restaurada de ótima qualidade lançada mundialmente em Blu-ray.

Nascido na Inglaterra, Denny Laine se projetou na década de 1960 como integrante do Moody Blues. A canção que deu projeção mundial ao grupo e a Laine foi a balada Go Now. O guitarrista, portanto, já era famoso quando foi trabalhar com Paul McCartney.

Danny Laine era excelente músico. Tocava guitarra, baixo, piano, compunha, cantava. No Wings, jogava em várias posições, como vemos no filme Rock Show. Paul geralmente fazia o vocal principal, mas Laine também atuava como solista em algumas canções. Ou dividia o vocal com McCartney em outras.

Não haverá de ser demérito algum para Paul McCartney o reconhecimento de que muito da sonoridade do Wings se deve ao talento musical de Denny Laine e, sobretudo, às suas guitarras.

Denny Laine morreu nesta terça-feira na Florida, onde morava. Tinha 79 anos e enfrentava uma grave doença pulmonar, sequela da Covid. Fecho com ele cantando Go Now no Wings, na versão que está no filme Rock Show.