Uma Sexta de Música diferente. Uma só música e suas várias versões

Uma Sexta de Música diferente. Uma só música e suas várias versões

Nesta sexta-feira (18), vou fazer uma Sexta de Música diferente na CBN João Pessoa. A coluna terá apenas uma música. Sim, uma música e suas diversas e excelentes versões. Mas é surpresa. Não vou revelar qual é a canção. Posso dizer apenas que ela é muito bonita e que é uma das grandes canções da segunda metade do século XX.

Acredito que os ouvintes de jazz são os mais livres quando o assunto é regravação. Porque o jazz é, naturalmente, mais livre, já que tem a improvisação como uma das suas marcas. Você ouve Summertime com grandes cantores e grandes instrumentistas, e cada versão lhe oferece aspectos diferentes, surpresas incríveis. Uma versão nunca é parecida com outra.

Já o ouvinte de rock, só de rock, é mais fechado. Se gosta de Beatles, muitas vezes tem dificuldade de ouvir Caetano Veloso cantando uma canção de Lennon e McCartney e perde de conhecer excelentes versões. O bom é quando uma coisa não elimina a outra. Quando é possível gostar do original e das suas releituras.

E há os casos em que as regravações são até melhores do que os registros originais. Yesterday, com Ray Charles, por exemplo, na minha opinião supera a dos Beatles. O mesmo digo de With a Little Help From My Friends com Joe Cocker.

Então é sobre esse tema a Sexta de Música de hoje. Convite feito. CBN Cotidiano às 16h45. Qual será a música?