Soraia canta Gonzaga

Cantora Soraia Bandeira faz homenagem ao ‘Rei do Baião’ em show que abre o roteiro cultural ‘Caminhos do Frio’ em Areia.

Segunda-feira que vem, na abertura do roteiro cultural Caminhos do Frio na cidade de Areia (Brejo), a cantora Soraia Bandeira vai homenagear o homem da sanfona branca com o show Luiz Gonzaga: Sua Alma, Suas Melodias.

A apresentação, gratuita, ocorre às 20h no auditório do Colégio Santa Rita de Areia e contará com a presença do cantor e compositor Chico César, que dará uma palhinha em nome do centenário do mestre Rei do Baião.

Conterrânea de Gonzagão, pernambucana de nascimento, Soraia Bandeira mergulha em um repertório de clássicos musicais como ‘Paraíba’, ‘Súplica cearense’, ‘Assum preto’, ‘Ave Maria sertaneja’, ‘Xote das meninas’, entre outras.

O cancioneiro tenta, como sinaliza o título do show, captar a alma de um dos maiores artistas populares nordestinos através de sua verve melódica.

"Para chegar a estas canções eu parti das que mais me tocam", explica Soraia Bandeira. "Não é um show de forró, é um show conceitual, que dá ênfase nas harmonias. Um show para se ouvir, apesar de, no meio, tornar-se uma grande festa".

O setlist, originalmente, reservaria um espaço para a lembrança de Luiz Gonzaga Junior, o Gonzaguinha, de quem Soraia cantaria ‘Com a perna do mundo’, mas a faixa do álbum Gonzaguinha da Vida (1979) não se adaptou ao contexto do show.

"Fala-se em homenagem a Luiz Gonzaga, mas este show é, na verdade, um agradecimento por eu ter a obra de lena minha vida", retifica a intérprete, que conheceu a dura realidade do Sertão pelos versos do Velho Lua.

"Sou de Recife (PE) e, apesar de não ser sertaneja, tive um convívio com a região transportada pelas letras de Luiz Gonzaga, que retratam a crueldade da seca, uma coisa que não é de filme e que passa distante do que a gente vive na cidade grande".

Os arranjos são de autoria de João Linhares, ex-regente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e do grupo que a escolta. Na ocasião, Soraia Bandeira acompanha-se de Helinho Medeiros (acordeom), Léo Meira (violão), Adriano Ismael (baixolão e violoncelo) e Gleidson Meira (bateria).

O show, segundo Soraia Bandeira, tem a previsão de circular por João Pessoa, onde a cantora mora atualmente e concilia as atividades relativas à música (ela é preparadora de voz em grupo de canto coral) com a terapia holística, que ajuda sua performance no palco.