Teatro itinerante

A companhia é composta por caminhoneiros e os espetáculos acontecem nesta terça e quarta-feira em João Pessoa.

A Caravana Siga Bem, ação social itinerante e gratuita na América Latina, chega a João Pessoa com a peça teatral A Linda Rosa, escrita pelo jornalista Josemir Medeiros e dirigida por Tito Teijido.

O espetáculo acontecerá nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), sempre às 20h, no Posto Arlindo Fonseca (Rodovia BR-101, Km 2). Após as encenações na capital paraibana, a caravana segue para Soledade (dias 28 e 29) e Cachoeira dos Índios (31 de julho e 1° de agosto).

Com a filosofia “se o caminhoneiro não vai ao teatro, o teatro vai até o caminhoneiro”, o foco da peça é a criança e o adolescente. Os atores são os próprios caminhoneiros, integrantes da caravana.

A carreta-palco é transformada no picadeiro do Gran Circo Caravana, onde será contada a história da Linda Rosa do título, uma garotinha que sonhava em ser trapezista, mas é enganada pelo mágico, que passa a explorá-la. O espetáculo mistura o teatro popular, a linguagem circense e a música.

“Nossa intenção é sensibilizar e conscientizar os caminhoneiros sobre a questão da exploração sexual e da violência infantil”, explica Tito Teijido, que também é profissional do volante. “O enredo musical consegue vencer o desafio de tratar de um tema tão difícil quanto o próprio abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes de forma ao mesmo tempo lúdica, dramática e divertida”, aponta.

Antes da peça, a partir das 11h, o projeto começa suas ações gratuitas em João Pessoa, que conta com spa, onde serão realizados os serviços de massagem e corte de cabelo, lan house, apresentações artísticas, palestras e outras prestações de serviços aos caminhoneiros.

No período de nove meses, a Caravana Siga Bem percorrerá 95 cidades, visitando 25 Estados e o Distrito Federal.