Tieta mostrou a que veio, diz atriz

Adapatação do romance de Jorge Amado, novela ‘Tieta’ é relançada em 11 DVDs pela Globo Marcas.

A novela Tieta volta na íntegra, em 11 DVDs com quase 40 horas de gravações, no box lançado este mês pela Globo Marcas.

Exibida em 1989 pela Rede Globo, a adaptação televisiva foi elogiada por Jorge Amado na época de sua exibição, quando enviou uma carta datilografada ao seu principal autor, Aguinaldo Silva: "Parabéns e muito obrigado por ter honrado o meu romance com sua tenerosa, terna, pungente e alegre recriação", escreveu Jorge Amado.

Vivida pela atriz Betty Faria, a protagonista do romance Tieta do Agreste (1977) foi também ao cinema, em 1996, com Sônia Braga no papel-título.

Em entrevista fornecida pela assessoria da Globo Marcas, Betty Faria recorda-se de como foi interpretar um dos tipos femininos mais admiráveis da literatura brasileira: "São muitas as lembranças, mas a vontade de ajudar e mostrar como se pode ter uma vida digna, em tudo isso, Tieta mostrou a que veio".

A atriz foi buscar diretamente na prosa de Jorge Amado a inspiração para compor a personagem, que retorna à sua terra natal, Santana do Agreste, 25 anos depois de ser expulsa da cidade pelo seu pai e humilhada publicamente.

"Quando abraço uma personagem, com o meu trabalho de atriz começo a dar vida a ela, estudando sua vida, seu psicológico, seu gestual, sua voz, enfim, criando o seu universo", diz Betty Faria.

Sobre o sucesso que até hoje permanece na memória dos espectadores, ela reflete: " Sucesso é difícil de explicar, mas uma boa história bem dirigida e interpretada é sempre um ponto muito positivo. Penso que Aguinaldo Silva fez uma adaptação primorosa. E também há o humor de Aguinaldo que casou demais com a obra de Jorge Amado".