‘Turma do Morro’, releitura da ‘Mônica’ feita na PB, ganha novos personagens

Trabalho de Gabriel Jardim tem gerado ampla repercussão nas redes sociais .

A Turma do Morro, releitura do quadrinista de João Pessoa Gabriel Jardim para a Turma da Mônica, ficou maior. Após gerar uma grande repercussão nas redes sociais com novas versões dos protagonistas do universo criado por Maurício de Sousa, Jardim apresentou mais quatro personagens.

A nova leva, divulgada também nas redes sociais, é formada pelas releituras de Cascuda, Marina, Jeremias e Louco. As personagens são criados na esteira da cultura do funk e também do rap, ritmos da periferia brasileira.

A Cascuda, namoradinha do Cascão que é um pouco menos suja que ele, virou Cascuda Koncê no trabalho de Gabriel Jardim. A inspiração para a personagem foi a rapper Carol Konka.

Visualizar esta foto no Instagram.

Cascuda Koncê #digitalpaiting #digitalart #turmadomorro #funk #favela #funkeira #cascuda

Uma publicação compartilhada por Gabriel Jardim (@ogabrieljardim) em

Veio de um outro rapper a ideia para a recriação de Jeremias. Com a cara do cantor Djonga, Jardim criou o Mano Jerê, que na primeira ilustração aparece usando uma camiseta reproduzindo a capa do icônico disco ‘Sobrevivendo no Inferno’, dos Racionais MC’s.

Visualizar esta foto no Instagram.

Mano Jerê #digitalpaiting #digitalart #turmadomorro #jeremias #funk #rap #favela

Uma publicação compartilhada por Gabriel Jardim (@ogabrieljardim) em

Marina, a artista da Turma da Mônica, virou Mari N’arte no universo de Gabriel Jardim. A inspiração, segundo o quadrinista, foi a cantora Iza, um dos principais nomes da música pop brasileira na atualidade.

Visualizar esta foto no Instagram.

Mari N’arte #digitalpaiting #digitalart #turmadomorro #funk #favela #graffiti

Uma publicação compartilhada por Gabriel Jardim (@ogabrieljardim) em

O último integrante do pacote é o Louco, que foi recriado pelo quadrinista a partir do cantor Supla.

Visualizar esta foto no Instagram.

MC LOKO #digitalpaiting #digitalart #louco #turmadomorro #funk #funkeiro #favela

Uma publicação compartilhada por Gabriel Jardim (@ogabrieljardim) em

Repercussão e curtida da Mônica

Gabriel já disse que pretende fazer uma fanfic com a Turma do Morro e além dos novos personagens, ele tem divulgado outras ilustrações da primeira leva de personagens no Twitter e no Instagram. A aceitação do público continua sendo muito boa, com os desenhos tendo mais de mil curtidas cada e também um alto número de compartilhamentos.

“Ninguém da MSP [Maurício de Sousa Produções] falou nada ainda”, disse Jardim sobre a repercussão em torno da Turma do Morro.

O JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a MSP para saber se Maurício poderia falar sobre a Turma do Morro. A assessoria informou que ele estava em viagem fora do país e que a empresa não se posiciona “pelas diversas releituras dos personagens da Turma da Mônica, não autorizadas, realizadas por vários desenhistas pelo país”.

No entanto, o ‘aval’ ao trabalho de Gabriel Jardim veio de uma maneira indireta, através de Mônica Spada e Sousa, filha de Maurício de Sousa, que inspirou a dona da Rua do Limoeiro. “Ela curtiu meu desenho do Jeremias!”, disse o quadrinista.