Um olhar sob o sol

Inspirada pelo pôr-do-sol de Campina Grande, escritora Maria do Carmo Barbosa Coura lança seu primeiro livro aos 87 anos.

Sentada na cadeira da cozinha de sua casa, no Centro de Campina Grande, Maria do Carmo Barbosa Coura aprecia o pôr-do-sol da Rainha da Borborema. Faz isso todos os dias, de modo que o hábito virou paixão. Apaixonou-se pelo sol de tal maneira que começou a escrever poemas para ele.

Esses textos deram origem ao primeiro livro de sua vida, Escritos e Poemas (EdufCG, 34 págs.), que lança agora, aos 87 anos.

Organizada pelo filho, o professor e fotógrafo Roberto Coura, a obra é composta por 30 escritos e poemas, como sugere o título, ilustrados com fotos e desenhos produzidos por Coura, e texto de apresentação assinado por seu filho Pedro, neto da autora.

Roberto Coura conta que de uns tempos para cá, começou a receber os textos manuscritos da mãe, até que em agosto do ano passado, propôs a ela reunir alguns deles em livro. Transformou a ideia em projeto e foi bater à porta da Universidade Federal da Paraíba (UFCG), onde conseguiu o apoio cultural da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) para a publicação.

Com serenidade, dona Carminha – como é chamada na intimidade – escreve sobre as coisas do cotidiano. São temas como a vida, a páscoa, a natureza, sonhos, paixões e reflexões, ou como assinala na abertura do livro, “Minhas palavras / Não é literatura / E sim uma vocação / Nada planejado / Apenas transmitir / Os meus pensamentos / Não paro de escrever / Sempre tem algo engatilhado / Em sintonia com o pôr-do-sol”.

Um desses textos, ‘Praia do Jacaré’, foi inspirado em uma notícia que Carminha leu a respeito do famoso pôr-do-sol que ela nunca conheceu. Coura, então, pôs o ‘Bolero de Ravel’ para tocar e explicou para ela como funciona a alquimia que atrai os turistas. Foi assim que nasceram versos como “A suavidade do bolero de Maurice Ravel / Dezessete minutos de grande emoção / O coração se eleva / Junto ao pôr-do-sol”.

“O sol se tornou um personagem que trespassa os poemas do livro, do seu nascimento ao crepúsculo”, explica Roberto Coura. No livro também há poemas dedicados à Feira Central de CG e à cidade de Boqueirão.

Com tiragem de 500 exemplares, Escritos e Poemas chegará às lojas de Campina Grande e João Pessoa em breve.