Uma cor de unha para cada gosto e ocasião

Com tantas opções é preciso saber escolher o esmalte certo para as situações do dia-a-dia.

Nada de base ou só aquelas cores em tons mais neutros. Hoje, os esmaltes aparecem com cores cada vez mais inusitadas e chamativas. São opções para todos os gostos e até mesmo para quem gosta de unhas fashion, porém em cores mais discretas, as manicures sempre dão um jeitinho de fazer algo diferente. Com tantas opções é preciso saber escolher o esmalte certo para as situações do dia-a-dia.

A cor usada na unha varia de acordo com a rotina da pessoa e as atividades realizadas no cotidiano, seja no trabalho ou nas horas de lazer. Pensando nisso, além das variações nas cores mais básicas tradicionais, a indústria da moda investe cada vez mais nos esmaltes, criando cores e efeitos diferenciados, como o esmalte 3D e as cores que mudam de acordo com a temperatura das mãos, por exemplo.

De acordo com a jornalista e pesquisadora de moda Agda Aquino, os esmaltes em tons mais claros ou em cores e detalhes menos chamativos, como as ‘francesinhas’, por exemplo, são ideais para ambientes de trabalho mais formais ou profissões como repórteres de televisão, advogados e funções em ambientes mais rigorosos.

“O que vale a pena refletir é se condiz com a função que você exerce ou ainda com a sua personalidade. Existem algumas funções em que um pouco de estilo, uma cor da moda ou um vermelho funcionam bem. Áreas que demandem criatividade e espontaneidade podem funcionar com unhas mais na moda. Mas o ideal é que, em nenhuma ocasião, elas estejam compridas demais”.

As dicas também são válidas para as entrevistas de emprego.

Nas atividades profissionais em ambientes mais descontraídos, os esmaltes em tons mais fortes e vibrantes ou ainda com aplicações de brilho e desenhos são bem vindos. Já na balada você está livre para abusar das cores fortes e dos efeitos mais chamativos. “Aí vale tudo, desde os com efeito 3D, metalizados ou hologramáticos.

Os brilhos também entram com força. A cor queridinha da estação é sem dúvida o laranja e todas as suas variantes de tom”, sugere a pesquisadora. (Especial para o JP)